10 Dicas para o bom relacionamento com fornecedores

10 Dicas para o bom relacionamento com fornecedores

O relacionamento com fornecedores é a base, sejam oportunidades na cadeia produtiva ou na prestação de serviços com excelência.

Manter um bom relacionamento com seus fornecedores irá permitir que ambos negócios sejam beneficiados. De forma que a boa relação comercial será uma linha ambígua, tanto o fornecedor como o seu negócio terão vantagens individuais e comuns. 

Para estabelecer um bom relacionamento com fornecedores, antes de mais nada, é necessário respeito mútuo entre as partes. As negociações e objetivos comuns e individuais dos produtos ou serviços em parceria precisam ser definidos de forma clara.

As boas relações são benquistas em todas as situações cotidianas, e isso não seria diferente no tocante aos negócios. Portanto, ter uma boa relação comercial com seu fornecedor significa que terá uma amplitude maior nos seus negócios.

10 Dicas para conquistar e manter um bom relacionamento com fornecedores

É inegável a importância de manter uma boa relação nos negócios, a “chave” está em como criar e manter essa relação de negócios benéfica. 

Existem várias formas e situações que permitem um fortalecimento na relação de negócios, vejamos os 10 principais pilares:

1 - Parceria

Além da relação envolvendo os negócios, crie uma parceria com seu fornecedor. Demonstre que está disposto a solucionar problemas comuns de forma conjunta, mostre interesse e seja proativo na relação de negócios. 

Divulgue os produtos de seu fornecedor, desta forma, este poderá reduzir os custos ou gerir descontos para o seu negócio. 

Além disso, crie uma relação de confiança, esta será responsável por fortalecer os laços entre as empresas.

2 - Transparência

A transparência é imprescindível para qualquer relação, seja ela interpessoal ou de negócios. 

Portanto, seja totalmente transparente com seus fornecedores, desta forma, será possível alinhar situações e resolver problemáticas de forma mais simples e objetiva. 

A comunicação clara e objetiva permite que as coisas sejam mais fluidas, seja sincero no tocante a condição e intenção de seu negócio.

3 - Planejamento

Todos os pontos devem ser alinhados perante o fornecedor. Desde a quantidade de produtos que irá necessitar, a qualidade destes, a demanda mensal, as inovações que pretende trazer, entre outras situações. 

Elaborar um planejamento juntamente ao seu fornecedor permite que se evite surpresas desagradáveis, podendo desta forma planejar antecipadamente todo o seu cronograma.

4 - Comunicação

É importante que haja um canal de comunicação direcionado ao seu fornecedor. 

Seu negócio com certeza possui canais de comunicação, mas estes são direcionados? Muitas vezes não, normalmente as empresas usam o mesmo canal de comunicação para clientes e fornecedores, e isto é um grande erro. 

Para haver uma relação mais amigável e transparente, é necessário que haja um canal de comunicação direcionado diretamente ao fornecedor. De forma que este canal poderá resolver soluções e situações em que outros canais provavelmente não teriam a devida competência para tal.

5 - KPIs

Recursos tecnológicos permitem o melhor acompanhamento de KPIs, em que são responsáveis por analisar e traçar como está o desenvolvimento de seu negócio. 

Tendo este controle, será possível focar nos produtos em que melhor te rende lucros e vendas, e poder potencializar aqueles produtos aos quais não possuem tanta saída.

6 - Negociações

Após uma relação comercial criada entre seu negócio e o fornecedor, é possível que haja negociação entre as partes. 

Este tipo de negociação pode ser realizado de diversas formas, desde a divulgação do fornecedor em troca de determinado produto ou serviço, ou até mesmo descontos nos produtos em que costuma comprar com frequência. 

Com uma relação comercial, onde for previamente acordado, é possível que haja barganha no momento da compra dos serviços ou produtos.

7 - Fidelização

Os bons fornecedores devem ser valorizados, afinal não é uma tarefa fácil encontrar um parceiro comercial que tenha excelência.

Após localizar um fornecedor de confiança e que tenha uma boa relação comercial com o seu negócio fidelize-o. A fidelização traz laços positivos a ambos os negócios.

Mesmo em uma relação comercial há o fator humano em ambos os negócios, ao qual precisa ser considerado e conduzido de forma harmônica para fortalecer o relacionamento.

8 - Objetivos

Trace objetivos a longo prazo, de forma que seus fornecedores se sentirão seguros para ingressar com parcerias e relações comerciais. 

Demonstre o planejamento do seu negócio no âmbito comum, mostre seu cronograma e suas metas.

9 - Flexibilidade

E o mais importante de tudo, seja flexível na relação comercial com seus fornecedores. 

Saiba que existiram momentos em que deveria renunciar a devida situação em prol do bom convívio, mas como já dito, uma boa relação deve ser ambígua, proporcionando benefícios para ambos os lados.

10 - Fornecedores exclusivos

Em alguns negócios, seja por questões de insumos exclusivos ou demais fatores, pode existir poucos ou apenas um único fornecedor.

Há casos também que algumas empresas adotam fornecedores exclusivos para o seu negócio.

Devido aos riscos é preciso ponderar bem se a empresa parceira atende todas as suas necessidades. Garantindo qualidade, prazo, preço e o melhor retorno possível, evitando prejuízos ao seu negócio.

Conheça a Linha Completa de Papéis Isapel

Transforme a higiene e o conforto do seu negócio com o uso dos papéis descartáveis.

Está gostando deste conteúdo? Compartilhe!!!