O suporte técnico para o varejo é de suma importância para o seu negócio, garantindo a satisfação e fidelização de clientes.
Mas primeiro vamos ressaltar a diferença entre venda no varejo ou atacado, apesar de simples, pode gerar certa confusão:
- Varejo: A venda no varejo é aquela realizada de forma individual, normalmente em pequenas quantidades. Ou seja, é o tipo de compra e venda padrão para o cliente final.
- Atacado: Já no atacado, normalmente é a modalidade de compra e venda adotada por empresas B2B e atacadistas. Onde a concentração e quantidade de produtos é em maior escala, gerando uma redução parcial dos valores, visto o número maior do pedido.
O suporte técnico para o varejo é primordial pois através deste canal o cliente terá disponibilidade e possibilidade de realizar apontamentos, tirar dúvidas, realização de críticas, entre outros itens que podem ser direcionadas para este meio de atendimento.
É interessante também utilizar o suporte técnico do varejo como um canal de vendas cross sell e up sell, e não somente auxiliar em um pós-venda. Podendo realizar mediações e soluções de dúvidas perante os clientes antes mesmo da resolução da compra, trazendo maior credibilidade e aumentando as possibilidades reais de venda.
A experiência de compra do consumidor está intimamente ligada a um bom suporte técnico. Onde além da função principal de resolver problemas, também traz ao consumidor um leque de fidelidade e credibilidade, demonstrando que seu negócio se preocupa com o pós-venda, da mesma forma que se preocupa com a venda. Como síntese, podemos dizer que o suporte técnico possui maior amplitude de atuação, desde resolução de problemas até mesmo um canal de vendas, podendo atuar nas duas funções.
3 Principais dicas de suporte técnico para o varejo
Existem maneiras que podem ser aplicadas a fim de melhorar, aumentar a produtividade e eficácia do suporte da sua empresa.
Confira as 3 principais dicas de suporte técnico para o varejo:
1 - Omnichannel
O atendimento omnichannel é muito utilizado e requisitado no ambiente comercial, em que basicamente o seu propósito é aumentar o leque de possibilidades dos seus canais de comunicação. Significa que não deve concentrar o seu suporte técnico apenas em um local, isso é um grande erro.
A forma mais eficaz de ter um bom suporte, é o expandindo para vários locais, como diferentes redes sociais, caixas de e-mail, atendimento remoto, seja ele por telefone ou até mesmo bate papo ao vivo.
O grande ponto para este tópico, é a expansão da comunicação, em que seu negócio não irá se limitar somente a um canal específico, desta forma, podendo angariar e atender uma demanda maior de clientes ou possíveis clientes.
2 - Suporte técnico presencial
Após citar praticamente todos os meios online disponíveis para um bom suporte, também não podemos esquecer que é de suma importância que este também funcione, se possível, de forma presencial. Exceto para negócios que são exclusivamente online, como é o caso de algumas empresas, principalmente no segmento de e-commerce e vendas somente online.
Para isso acontecer, é importante orientar e treinar colaboradores, para que estes possam desenvolver este tipo de suporte frente ao cliente, tendo o mesmo papel de um suporte técnico online, podendo solucionar dúvidas, conflitos e mediar vendas.
3 - Suporte técnico terceirizado
Este item irá variar conforme a demanda do seu negócio, normalmente empresas maiores encontram maior dificuldade no momento de obter um bom suporte técnico interno. Visto que sua demanda é infinitamente maior do que a de pequenos negócios.
É interessante ressaltar que para estes casos, a possibilidade de uma terceirização deste serviço pode ser uma solução. Além de dar conta da alta demanda, o serviço terceirizado trará maior excelência ao suporte técnico, visto que será uma empresa especializada no assunto.
Os negócios de pequeno porte também podem adotar este método, porém, será um custo fixo a mais, mas caso caiba no orçamento empresarial, terceirizar é sempre uma boa opção.
Importância do suporte técnico para o varejo
O suporte técnico para o varejo é um dos setores mais importantes e funcionais de um negócio, visando atender as necessidades, dúvidas e problemas que o cliente possa ter.
Com esta conscientização, é interessante dar maior atenção ao seu suporte, trazendo sempre inovações e buscando atender com excelência o maior número de clientes possíveis.