Toda empresa deveria ter seu próprio código de conduta ética. Resumidamente são diretrizes responsáveis por padrões do negócio e esclarecer possíveis relações profissionais que poderão ou deverão ocorrer entre os colaboradores desta.
O código de conduta ética não somente serve para padronizar o comportamento profissional, mas também para nortear as necessidades e peculiaridades do seu negócio.
Além disso, a comunicação interna é imprescindível para que haja um funcionamento eficaz e organizado dentro do seu negócio, evita dúvidas, e pode evitar também informações inverídicas acerca. Quando não há uma comunicação clara e efetiva acerca de determinado assunto, abre-se uma lacuna para que diversas interpretações sejam feitas, e muitas das vezes, de maneira incorreta.
Dentre os principais objetivos da criação ou aprimoramento de um código de conduta ética e comunicação, estão:
- Nortear pessoas sobre a maneira correta de agir;
- Aprimorar o relacionamento e o clima organizacional;
- Obter e aumentar as vantagens competitivas de maneira saudável;
- Potencializar a produtividade e a qualidade de entregas;
- Consolidar gestores e equipes;
- Tornar mais forte a respectiva imagem e consolidação da marca no mercado;
- Ser transparente nas negociações com fornecedores;
- Atrair, encantar e reter os clientes com práticas éticas.
O aprimoramento do código de ética pode influenciar em diversos aspectos na sua empresa. Devido a isso, criamos seis principais dicas que poderão ser seguidas a fim de aprimorar o seu código.
6 Dicas para aprimoramento do seu código de conduta ética
Já notado a importância e precedência de um bom código de ética, para isso, separamos 6 dicas imprescindíveis para que possa potencializar o seu código, acompanhe:
1 - Escolha o time responsável
Não há ninguém melhor para entender a realidade e necessidade do negócio, senão os proprietários e seus colaboradores.
Para isso, deverá designar um time específico para que possa ajudar na criação ou no aprimoramento do código de conduta da sua empresa.
Busque sempre colaboradores engajados, que possam servir de exemplo para tal.
Outra importante dica, prefira equipes menores, para que seja mais simples entrar em consenso sobre as pautas que irão ser exemplificadas.
2 - Ouça seus colaboradores
Não há ninguém melhor para opinar sobre as condutas profissionais, do que os próprios colaboradores que atuam em sua empresa.
Para isso, sempre faça análises e questionamentos a estes, de:
- Como gostariam de determinada situação?
- O que poderia ser feito para alterar algo que está incomodando?
- Os pontos positivos, negativos, em geral.
A comunicação interna pode solucionar diversos problemas, inclusive os de origem externa.
3 - Tenha referências
Para qualquer negócio ter sucesso, é necessário que vários pontos sejam observados, dentre eles, um bom código de conduta ética sempre estará presente em empresas consolidadas.
Com isso, utilize-as como referência na medida do possível, para tal, obviamente não irá replicar tudo que determinada empresa dispõe, porém, espelhar boas práticas nos grandes players no mercado, pode impulsionar o seu empreendimento para outro patamar.
Claramente deve fazer as adaptações pertinentes às necessidades do seu negócio.
4 - Monte o código
Caso ainda não tenha um, está na hora de montá-lo.
Para isso, é muito simples, basta reunir o time que elegeu responsável para tal, coloque as pautas ouvidas pelos outros colaboradores, elabore uma sabatina acerca dos pontos levantados, e a partir disso, comece a elaborar o código.
Lembre-se também de usar as referências de outros negócios, poderá agregar potencialmente para o seu empreendimento.
Caso já tenha um código, pode usar tudo o que foi citado acima, porém, ao invés de uma equipe de criação, elabore uma equipe de revisão, em que esta será responsável por emendar o seu código caso seja necessário.
5 - Revisão
Agora que seu código está pronto, encaminhe para um profissional que irá fazer possíveis correções ortográficas que podem ter passado, e após isso, consulte um advogado especialista na área acerca da possibilidade de vigência de tal código.
6 - Divulgue o código
Esta pode ser feita de maneira pública ou privada, dependerá da sua estratégia para tal.
Após isso, comunique os funcionários acerca da vigência de um novo código, e se possível, entregar uma cópia a cada um destes.
Quando nos referimos a cópia, esta claramente também pode ser enviada através de meios digitais, o importante é que o colaborador tenha ciência do novo regulamento institucional.