A dúvida de muitos empresários é como aumentar a percepção de valor dos seus produtos ou serviços. E esta indagação é completamente comum e previsível, visto que quando tratamos de valor, principalmente o agregado, diversos fatores influenciam para que o consumidor o perceba.
Devemos salientar que valor e preço possuem significados distintos:
- Preço: Exatamente o valor resultante para produção de determinado produto ou serviço;
- Valor: Estamos atribuindo não somente os custos da produção, mas também da experiência final perante o consumidor.
Portanto valor e preço não se confundem, apesar de muitos generalizarem o valor de venda, esquecendo-se do mais importante: a mensagem de valor agregado que devem transmitir para seus consumidores.
Na rotina dos empresários um dos grandes desafios é justamente conseguir transmitir a percepção de valor de seus produtos e serviços para seus clientes de forma clara e objetiva. É necessário despertar no consumidor essa percepção, visto que é a partir daí que seu produto ou serviço de fato passa a ser valorizado.
O consumidor empiricamente deve entender o valor de seus produtos e serviços, ou seja, este deve possuir a sensação de que não está pagando somente os custos da mercadoria em questão, mas também toda a experiência.
6 Dicas para potencializar a percepção de valor dos seus produtos e serviços
Vejamos a seguir alguns métodos e dicas que podem e devem ser utilizados para aumentar a percepção de valor dos seus produtos e(ou) serviços:
1 - Invista em qualidade
Quando pensamos em investir em qualidade, pensamos diretamente na melhora dos produtos, e não está totalmente errado. Porém é um pouco mais amplo, a melhora de qualidade envolve o todo, ou seja, não somente a linha de produção, mas também os serviços e experiências.
Sem sombra de dúvidas atualmente há grande concorrência em qualquer segmento. Por isso, é sempre importante estar atento aos métodos utilizados no seu mercado, visando sempre aprimorar o seu negócio.
2 - Percepção de mercado
O mercado pode ser altamente volátil, por isso é necessário estar sempre atento ao que a sua concorrência executa e oferece para os consumidores.
É necessário atenção às tendências e novidades do mercado, a capacidade de inovação precisa ser aplicada à rotina do seu negócio.
A inovação, aliada ao destaque dos diferenciais dos seus produtos, serviços, experiência do consumidor, fazem toda a diferença no marketshare que sua empresa almeja conquistar.
4 - Seja transparente
Para aumentar a fidelização de clientes é importante ser transparente sobre seus serviços ou produtos.
Claramente o marketing ajuda a potencializar seus produtos, mas não deixe que este crie uma imagem irreal e distinta do que você pode oferecer.
Isso demonstra que é necessário ser sincero e transparente com seus consumidores, em que estes buscam negociações sérias e reais, sem propagandas que destoam da sua realidade do seu negócio ou exageros.
5 - Entrega
Muitos negócios podem falhar em sua entrega, neste quesito difere-se entre produtos ou serviços:
- Entrega de produtos: A escolha do método e prazo de entrega, incluindo o provedor deste serviço, faz toda a diferença na experiência positiva ou negativa que seus consumidores terão ao receber os seus produtos.
- Entrega de serviços: Os meios de entrega devem ser claros, seja em uma plataforma online, um material para download, procedimentos presenciais, entre outros, sempre cumprindo o requisito acordado com o seu consumidor.
O importante é que a entrega mantenha a qualidade dos seus produtos ou serviços, cumpra os prazos, atenda e supere as expectativas dos seus consumidores, conferindo uma experiência positiva.
6 - Pós-venda
O momento após a compra é onde o cliente irá decidir se voltará ou não a consumir seus produtos.
Caso sua empresa mantenha um bom relacionamento pós-venda, o consumidor se sente confortável para a realização de novas compras.
Isso demonstra que é extremamente importante prestar um bom atendimento no pós-venda, de forma que trará confiança e aumentará a taxa de fidelização de clientes.
Aumente a percepção de valor dos seus produtos e serviços
Estes são alguns métodos que podem e devem ser utilizados no momento da percepção de valor que busca para seus produtos ou serviços.
Lembre-se o foco deve se concentrar em oferecer alto valor agregado, cumprir o acordado, superar as expectativas e proporcionar a melhor experiência aos seus consumidores.