Para entendermos a importância da qualidade da celulose nos papéis descartáveis, principal matéria prima utilizada no processo de fabricação, primeiramente devemos saber o que é de fato a celulose em si.
A celulose é um componente das células vegetais, onde é o principal dos componentes da parede celular, responsável por gerar a rigidez as plantas. Nas industrias serve para produção de papéis, fibras e até mesmo para alguns plásticos conforme sua modificação necessária. O eucalipto e os pinheiros são as principais fontes da celulose, por conta disso, diversas florestas destas árvores são plantadas para a extração da matéria prima.
Para a extração desta matéria prima, há a necessidade de possuir alguns certificados e documentos para sua extração legal e segura. Como é o caso do da certificação florestal, FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal).
Qual a importância da qualidade da celulose nos papéis descartáveis?
A celulose de qualidade interfere diretamente no produto final que são os papéis descartáveis, por isso é tão importante ter um rígido controle da produção.Uma celulose de qualidade irá render papéis descartáveis de maior qualidade, consequentemente proporcionam maior rendimento e melhor experiência de uso.
A qualidade dos papéis descartáveis não somente importam aos seus produtores e consumidores, a qualidade destes produtos são também regulamentadas por lei, onde a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por testar e aprovar estes produtos.
Quais parâmetros utilizar para averiguação da qualidade dos papéis descartáveis?
Além da qualidade da celulose nos papéis descartáveis, há algumas particularidades devem ser observadas. Iremos apresentar quais são os principais parâmetros para averiguação de um papel descartável de qualidade:
Absorção
A absorção é um dos fatores que devemos nos atentar, papéis produzidos com 100% de celulose virgem possuem um alto grau de absorção, além de não esfarelarem quando molhados.
Já os papéis reciclados demandam do uso de mais papéis para a absorção.
Um papel adequado é aquele que absorve a água mais rápido.
Gramatura
A gramatura não necessariamente quer dizer muito sobre a qualidade do papel.
Papéis fabricados com 100% da celulose virgem normalmente possuem gramaturas mais baixas por conta de sua alta qualidade.
Já os papéis reciclados normalmente possuem uma gramatura elevada.
Suavidade
A suavidade do papel pode nos mostrar se é reciclado ou virgem, quanto mais reciclado tiver sido aquele papel, mais áspero ele será.
Água
A água é responsável por 97% da produção do papel, seu odor e coloração podem alteras conforme o papel ser virgem ou reciclado.
Alvura
Não se engane pelo aspecto branco de um papel, não necessariamente o mais branco será o de melhor qualidade. Isso devido ao alto número de produtos que são utilizados para mascarar os papéis reciclados.
Análise Microbiológica
O ponto mais importante é análise microbiológica que os papéis virgens passam, os mesmos possuem vários testes e etapas para sua aprovação para o consumo final.
Os papéis de origem 100% de celulose virgem são mais seguros e preparados para atenderem a todas as necessidades que lhe são impostas.
A importância da qualidade da celulose nos papéis descartáveis
Agora que conhece os parâmetros de qualidade dos papéis descartáveis, aos quais deve-se atentar no momento de compra, terá maior embasamento para escolha de um fornecedor e(ou) fabricante.
Nós da Isapel somos fabricantes de papéis descartáveis, utilizamos a matéria prima celulose de alta qualidade que possui certificação florestal FSC, ao qual poucos têm no Brasil. Possuímos a qualidade que é esperada para seu negócio!
Confira nosso papel toalha interfolha celulose que possui composição 100% Celulose Virgem.