O atendimento humanizado, independente do segmento em que seu negócio atua, aproxima clientes potenciais e pode proporcionar a fidelização de clientes.
O contato entre humanos, desde os tempos mais inóspitos, é objeto de estudo entre diversos gênios e estudiosos dos mais variados tempos. Thomas Hobbes, filósofo, matemático, teórico político e autor da obra “O Contrato Social”, através desta, criou uma expressão denominada de “contratualismo”. Esta nada mais é que uma denominação filosófica e metafórica acerca da necessidade humana de socialização, de forma que através de um “contrato”, humanos passam a utilizar-se um dos outros não somente para gozo individual, como também para fins sociais como um todo.
A mente humana é riquíssima em detalhes, de tal forma que até hoje, com todas as evoluções, ainda é impossível datar com precisão o comportamento humano.
Esta pequena elucidação histórica, serve para nos mostrar que o comportamento humano, desde os tempos mais antigos, é tido como uma diversidade quase imensurável. E isso explica uma série de problemáticas sociais presentes até os tempos atuais.
Com isso, entraremos enfim no tocante ao atendimento humanizado e quais são suas consequências e reflexos sociais.
Em algum momento, você possivelmente já deve ter passado por uma situação embaraçosa com algum serviço ou empresa, de forma que o atendimento foi ineficiente e até mesmo desumano com suas necessidades. Para que isso não ocorra, é recomendado a implementação de um atendimento humanizado.
O atendimento humanizado, é entendido quando o cliente em contato com determinada empresa, tem o seu problema ou dúvida solucionado de maneira eficiente e humanizada. Tratar o problema do cliente como necessidade, esgotar todos os recursos possíveis para resolução de tal, como também o tratar de forma empática, eficiente e paciente.
4 Dicas para adotar um sistema de atendimento humanizado
Para aplicar o atendimento humanizado no seu negócio, confira e aplique as 4 principais dicas:
1 - Conheça o cliente
Parece quase impossível conhecer milhares, até milhões de perfis de pessoas que determinada empresa possa oferecer produtos ou prestar serviços. Mas vejamos, “conhecer” é traçar um perfil ideal de cliente para a sua empresa.
O real intuito aqui é entender o que a sua clientela em geral almeja. Manter dados atualizados também facilitará para que haja um melhor atendimento.
O cliente precisa sempre sentir-se realizado com o produto ou serviço, caso contrário, este possivelmente buscará a concorrência.
2 - Cuide da imagem do seu negócio
Sua empresa deve zelar para que a imagem desta seja preservada e cultivada perante a clientela.
Ter um negócio com a reputação prejudicada, com toda certeza, acarretará uma série de fatores negativos para a sua empresa.
Busque sempre manter uma imagem preservada e adequada para a clientela.
3 - Trabalhe com propósito e empatia
É necessário entender que independentemente do segmento do seu negócio, é importante que haja um propósito bem definido, saber identificar qual propósito é este, e como alcançar estas metas em questão.
E a empatia é a chave para qualquer conexão, mesmo que pareça difícil, e realmente é, colocar-se no lugar do terceiro, ajuda muito para que possamos entender melhor a necessidade deste. Além disso, agir com maior eficácia e precisão na resolução da necessidade dos clientes.
4 - Automatize processos
Existe uma deturpação acerca de tecnologia e humanização, parecem antônimos, mas na verdade, são intimamente ligados um ao outro. E por quê? Processos automatizados tendem a ser mais eficientes, práticos e céleres do que os demais.
Com isso, uma central eletrônica, bem otimizada e programada, pode ser responsável por solucionar problemas em uma velocidade muito maior que outro ser humano, visto a tecnologia implementada nesta.
O grande negócio da situação é resolver as questões de forma humanizada, não importa se este processo for feito por uma máquina, desde que o cliente saia satisfeito e com o problema resolvido, isso basta para que haja um atendimento humanizado.
Aplique o atendimento humanizado no seu negócio
O atendimento humanizado trará uma nova perspectiva para o seu negócio, de forma que a conexão com o seu público alvo, trará consequentemente uma nova gama de clientes satisfeitos.
E um ponto importantíssimo, a empatia deve ser de forma mútua, a clientela também deve ter por primazia a empatia e educação perante aos colaboradores, estes que estarão trabalhando firme e incansavelmente para a resolução de suas problemáticas. De forma que é muito simples, gentileza sempre gera gentileza.
Visto isso, trate o outro como gostaria de ser tratado, desta forma, os processos ficam mais amenos e eficientes.