Utilizar o Ciclo PDCA pode auxiliar o crescimento do seu negócio, tarefa que sem sombra de dúvidas é árdua e que pode demorar mais tempo do que o previsto para que seja alcançada. Porém, sabemos que a dificuldade de alcançar, manter e ampliar as metas, pode ser um dos grandes empecilhos para a sua empresa.
Atingir o crescimento é a meta para praticamente todos os empreendedores, porém, muitos não sabem como agir nesta etapa. Chegar ao crescimento é tarefa difícil, mas é mais difícil ainda se manter no topo. Por isso, grandes empresas acabam por ruir, isto devido a perda de eficiência com uma demanda maior.
Mas tenhamos calma, este artigo servirá exatamente para que sua empresa mantenha o ritmo, mesmo com crescimentos exponenciais. Para isso, devemos nos atentar a alguns detalhes e dicas que serão primordiais para seu negócio atingir, manter e ampliar suas metas.
Acredito que muitos desconhecem o famoso ciclo PDCA, sigla originária de língua inglesa. Em que o “P” será plan (planejar), o “D” do (fazer), o “C” check (validar), e por fim, o “A” será act (agir).
Esta simples sigla, apesar de parecer confusa de início, irá te apresentar todas as formas necessárias para que mantenha sua produtividade em seu negócio, mesmo que este esteja em crescente exponencial.
Entendendo o Ciclo PDCA
Pudemos brevemente conhecer o significado de tal sigla, mas para agora, devemos entender para que funciona e como esta irá te auxiliar.
O Ciclo PDCA pode te trazer inúmeros benefícios para seu negócio, dentre eles:
- Maior facilidade na tomada de decisões;
- Padronizar processos;
- Reduzir erros e correções;
- Colaboradores mais produtivos;
- Aprendizado contínuo;
- Diagnóstico mais eficaz acerca de avanços ou contrariedade nos processos.
Estes são alguns dos efeitos que o PDCA pode ocasionar em seu empreendimento, apesar de simples, este tem grande impacto na realidade do negócio.
Fases do Ciclo PDCA
Para entendermos a estruturação do PDCA, precisamos separar detalhadamente cada um deles, vejamos:
1 - Planejar
Este é o momento mais importante do plano, será aqui que deverá fazer as devidas identificações de coisas a serem melhoradas ou ajustadas, além de trilhar os novos rumos do negócio.
Para que todo o sistema esteja em comum acordo, o planejamento deve seguir a rigor as necessidades do estabelecimento, de forma que este esteja confuso, podendo comprometer todo o restante do processo.
2 - Fazer
Após a identificação do que será necessário colocar no processo, chegou a hora de executar as ideias discutidas.
Lembre-se atentamente de tudo que foi discutido na fase de planejamento, de forma que evite possíveis equívocos ou falhas na hora da execução.
Em síntese, será neste momento que as ideias serão colocadas em prática.
3 - Validação
Esta etapa do processo, serve como uma “revisão” de tudo que já foi discutido anteriormente.
Neste momento, possíveis falhas, esquecimentos ou novas ideias poderão ser adicionadas.
Mas lembre-se, a validação serve em regra, apenas como uma forma de garantir tudo que foi elaborado anteriormente.
4 - Ação
Com o planejamento concluído, pronto. O processo mais extenso já foi feito, agora deverá fazer com que este seja de divulgado para os seus colaboradores.
Para divulgação, pode marcar uma reunião com os colaboradores, em casos em que isso não é possível, poderá também divulgar o planejamento nas áreas comuns do negócio.
Mas convenhamos, na era de tecnologia, tudo isso se tornou muito mais prático. Basta criar uma lista de transmissão com os colaboradores e encaminhar a cartilha para estes.