Somente através da prevenção é que podemos impedir a propagação do Coronavírus no ambiente de trabalho, local onde passamos a maior parte de nosso tempo e durante o trajeto também estamos expostos ao possível contágio.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) com medidas preventivas é possível evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19) no ambiente de trabalho. Assim como também devemos seguir as orientações gerais para evitar a disseminação do coronavírus anunciadas pela Saúde.
Dicas para prevenir a propagação do Coronavírus (COVID-19) no ambiente de trabalho
O local de trabalho, por ser um ambiente compartilhado, necessita comprometimento de todo os colaboradores para evitar a propagação do Coronavírus.
Tanto as empresas como seus colaboradas precisam estejam alinhados e atentos aos seguintes pontos:
Higienização frequente
Tanto superfícies como objetos devem ser higienizados várias vezes ao dia:
- Objetos comumente utilizados nos locais de trabalho: mesas, cadeiras, telefones, teclados e quaisquer outros objetos que sejam compartilhados entre pessoas.
- Itens e locais de uso comum: maçanetas, pias, torneiras, descargas etc.
Quaisquer superfícies tocadas por um colaborador contaminado podem disseminar o Coronavírus (COVID-19) em seu local de trabalho.
Incentivar todos os colaborados e clientes a higienizar as mãos frequentemente
Ambientes corporativos
O ideal que a higienização seja realizada através da lavagem correta das mãos com água, sabão líquido e secar as mãos prioritariamente com papéis toalha descartáveis. Disponibilizar nos banheiros impressos com dicas para lavagem correta das mãos, assim como também podem ser utilizados meio internos de comunicação da empresa para divulgação destas informações.
Se possível aumentar os colaboradores responsáveis pela limpeza para garantir a alta demanda de assepsia dos ambientes, assim como manter um estoque de descartáveis e produtos de limpeza necessários.
Comércios
No caso de comércios com fluxo de cliente disponibilizar álcool em gel na recepção para higienização das mãos, se possível com um informativo visível aos clientes, assim como deixar mais pontos de higienização em demais locais do comércio. No caso dos banheiros se possível anexar um impresso com dicas para lavagem correta das lavagem correta das mãos. Também podem ser utilizados informativos aos clientes através de redes sociais relativo as medidas de higienização realizadas nos comércios.
Todos os colaboradores dos comércios também precisam seguir os procedimentos de higienização das mãos frequentemente.
Etiqueta respiratória
A etiqueta respiratória consiste em manobras que evitem a propagação de gotículas do trato respiratório no ambiente, isso se aplica ao ambiente de trabalho, transporte público, locais públicos e em sua residência.
Ao tossir e(ou) espirrar cobrir a boca com lenços descartáveis ou com o braço, desta forma não serão propagadas as gotículas do trato respiratório no ambiente.
Evite contato físico e compartilhamento de objetos no ambiente de trabalho
Evitar quaisquer tipos de contatos físicos entre os colaboradores, o que inclui:
- Cumprimentos físicos: não utilizar cumprimentos como apertos de mãos, beijos, abraços etc.
- Contatos físicos: evite tocar o colega de trabalho e(ou) seus objetos de trabalho.
- Compartilhamentos de objetos de uso pessoal: garrafas, copos, talheres etc.
- Objetos de uso comum: ao utilizar objetos de uso comum no ambiente de trabalho higienize suas mãos e objeto antes e após uso.
Não realizar deslocamentos e viagens a trabalho
Caso sejam necessárias reuniões entre sedes e(ou) viagens a trabalho opte pela realização de vídeo conferências entre os colaboradores.
Orientações aos colaboradores para prevenir a propagação do Coronavírus
Caso um de seus colabores apresente quaisquer tipos de sintomas característicos do Coronavírus (COVID-19) tais como: febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dores no corpo devem permanecer em casa no caso de piora do sintomas devem procurar ajuda médica. Sempre que possível realizar os trabalhos remotamente. Desta forma é possível amenizar e evitar a propagação no ambiente de trabalho.