Parte integrante da hotelaria, a higienização de cozinha em hotéis precisa seguir um controle rígido, devendo sempre estar limpa e higienizada. De forma a evitar contaminações e problemas causados por falta de higiene.
Devido a alta demanda para atender aos pedidos de refeições dos hóspedes há muitos colaboradores envolvidos no processo que se estende além da cozinha. Desde a nutricionista que prepara a composição nutricional do cardápio, o chef, os ajudantes na preparação dos alimentos até a entrega do prato ao hóspede.
Além da necessidade de manter a higienização de cozinha em hotéis, também devem sempre estarem atentos a todas as medidas impostas pela Vigilância Sanitária, órgão responsável por fazer a vistoria e autorizar o funcionamento do estabelecimento. Caso o estabelecimento não apresente condições para funcionamento, o fiscal poderá tomar decisões conforme a realidade que encontra-se o ambiente, partindo de uma advertência, podendo chegar a uma multa e mais além até o fechamento do estabelecimento. Portanto é de suma importância atentar-se aos requisitos impostos pelos órgãos fiscalizadores.
Apresentaremos algumas dicas para a higienização de cozinha em hotéis, que podem ser primordiais para um funcionamento adequado e de qualidade. Onde serão observadas práticas que podem contribuir na higienização do ambiente.
Como manter a higienização de cozinha em hotéis?
Há diversas maneiras que podem ser adotadas para manter a higienização de cozinha em hotéis.
Confira algumas dicas que podem ser usadas de maneira simples que podem ser implantadas de forma a otimizar a higienização:
Manutenção e material de composição dos equipamentos
A manutenção dos equipamentos deve sempre ser atentadas pelos funcionários, os mesmos devem estar sempre limpos e livres de resquícios e sujeiras.
O material do equipamento também ajuda na hora de sua manutenção. Portanto busque sempre materiais de aço inoxidável, além de serem mais eficazes, também são mais simples de serem higienizados.
Escolha dos produtos de higiene
A escolha na hora dos produtos que serão usados na hora de higienizar os equipamentos e o ambiente.
Nunca use produtos desconhecidos ou de origem artesanal, busque sempre produtos específicos para cada necessidade, sempre respeitando a funcionalidade dos mesmos.
Busque instalar papéis descartáveis, onde os mesmos serão utilizados pelos colaboradores e posteriormente descartados após o seu uso. Este procedimento contribui para a higienização de cozinha em hotéis ao diminuir a capacidade de contaminação e previne problemas maiores para o estabelecimento e para aqueles que ali frequentam.
Treinamento e setorização da cozinha
Os funcionários de uma cozinha de hotéis devem passar por treinamentos.
Treinamentos não somente envolvendo culinária, mas também envolvendo técnicas de higiene e limpeza, onde os mesmos devem ter o devido preparo quando se depararem com alguma situação adversa.
Além disso, dividir a cozinha em setores, onde isso facilitará o funcionamento da mesma. Separe por categoria, cozinheiros, garçons, e também aqueles que ficarão encarregados somente a higienização do ambiente e dos equipamentos.
Descarte de alimentos
O descarte dos alimentos deve ser feito de maneira correta afim de evitar contaminações.
Deve ser separada uma lixeira específica para o descarte, além disso, não derramar ou descartar alimentos em pias ou afins.
Higienização pessoal
A higienização pessoal dos funcionários sempre deve ser atentada, além do uso de toucas para evitar a queda de fios de cabelo, unhas devem sempre estarem higienizadas.
Todo o cuidado individual deve ser analisado aqui também, afim de evitar problemas maiores.
A importância da higienização em cozinha de hotéis
Após conferirmos as dicas de higienização de cozinha em hotéis, percebemos a necessidade que estes ambientes demandam.
É importante ressaltar que quanto maior a demanda do estabelecimento, maior deve ser o cuidado em relação a higienização.
A alimentação do hóspede é fundamental em hotelaria, faz parte da experiência que o usuário terá, neste caso certamente deseja que seja positiva em relação ao seu hotel.