É comum ouvirmos sobre biossegurança periodicamente, mas antes de avançarmos nas dicas que serão passadas, devemos deixar claro e de maneira simples o que é de fato a biossegurança.
Biossegurança pode ser resumido como uma coletânea de medidas preventivas, de controle, redução ou eliminação de riscos inerentes a atividades que possam vir a comprometer a saúde humana, animal ou ao meio ambiente.
A biossegurança deve estar presente em indústrias, hospitais, laboratórios, hemocentros, universidades, etc. Abrange além de agentes químicos, também físicos e ergonômicos que possam comprometer a saúde. As empresas devem proporcionar aos seus colaboradores estruturas adequadas.
Há uma vertente de biossegurança que deve ser bem rígida, está diretamente ligada a manipulação de organismos geneticamente modificados. Como é o caso de indústrias biotecnológicas, engenharia genética e alimentos transgênicos.
A importância da biossegurança
Agora que sabemos o que é de fato a biossegurança, mostraremos sua importância e dicas que devem ser adotadas pelo seu negócio.
Existem protocolos de biossegurança específicos e adequados a cada tipo de negócio que possam envolver riscos de contaminações.
Como regra geral que deve ser aplicada a higienização correta e adequada a necessidade do seu negócio. Um ambiente limpo e higienizado previne enfermidades e possíveis contaminações.
Existem os conhecidos EPCs (equipamento de proteção coletiva). Estes equipamentos servem para proteger funcionários e clientes deixando o ambiente mais seguro e higienizado.
Biossegurança e equipamentos de proteção coletiva
Existe uma grande variedade de equipamentos de proteção coletiva, devem ser escolhidos de acordo com o seu negócio. O intuito é prevenir e proteger colaboradores e clientes.
Visando a biossegurança, iremos apresentar algumas opções de equipamentos de proteção coletiva:
Sinalizadores de Segurança
A sinalização é importante para evitar acidentes e situações inconvenientes. Sinalize com placas, faixas, cartazes, adesivos, fitas zebradas.
É de suma importância a sinalização para separar os resíduos conforme suas particularidades. Cada resíduo possuí um cuidado especial, portanto sinalize todos com suas devidas restrições e particularidades.
Podem ser utilizadas sinalizações por cores, é uma boa maneira de memorizar cada componente, além de ser algo visualmente agradável também.
Pias e Chuveiros de Segurança
Pias e chuveiros de segurança para rápida higienização. Utilizado para o caso de acidentes com alguns agentes químicos, contato com contaminantes, resíduos etc.
Estes dispositivos são também de baixo custo e de fácil acesso. Portanto, é uma boa medida para adotar ao seu negócio.
Kit de Higienização de Resíduos
Em caso de resíduos químicos, biológicos ou radioativos é de suma importância possuir um kit para higienização em locais como estes. Sabemos das particularidades que estes resíduos possuem. Portanto é necessário também uma limpeza e produtos apropriados para cada situação.
É importante ressaltar que estes tipos de resíduos pode ser completamente nocivos a saúde humana e a natureza. Visto isso, seu manuseio deve ser sempre supervisionado e feito da maneira correta.
Extintores de Incêndio
A adoção de extintores de incêndio, esta prática além de ser algo regulamentado por lei, pode ser também um recurso pelo qual poderá salvar vidas caso haja um acidente.
Lembre-se de sempre certificar a validade dos extintores, caso esteja fora da validade, descarte-o. Fora da validade esses objetos perdem sua eficácia, portanto, busque sempre se atentar a data de validade dos mesmos.
Álcool Gel
Álcool gel, podendo ser usado para diversas atividades, um produto barato e prático. Pode ser encontrado em diversos locais, como mercados, farmácias e diversos outros locais.
O álcool gel tem como particularidade eliminar o maior número possível de bactérias, vírus e micróbios presentes em objetos e até mesmo em nossas mãos.
Os protocolos de limpeza
Com o advento do COVID 19, diversas empresas notaram a necessidade de tomar medidas envolvendo a biossegurança. Novos protocolos foram adotados devido esta doença. Porém, devemos ressaltar que estes procedimentos devem sempre ser atentados, são de suma importância para todos que ali permanecem ou frequentam. Confira também o artigo para evitar propagação do Coronavírus no ambiente de trabalho.
Como dito anteriormente, não devemos nos atentar somente a estas regras de biossegurança em um momento de pandemia, estas medidas devem ser adotadas sempre.
É comprovado que um ambiente higienizado pode reduzir em até 80% as chances de propagação de alguma doença. Visto isso, é importante ressaltar que além desta prevenção de doenças, um ambiente limpo e higienizado se torna mais produtivo e agradável para aqueles que o frequentam.
Especificamente para instituições de ensino o MEC lançou um protocolo de biossegurança para retorno as aulas.
A biossegurança está presente no nosso cotidiano, agora que sabemos dicas e maneiras, devemos adotar isso na prática. Como dito, um ambiente higienizado além de preventivo, é também potencializador para seu negócio, invista em biossegurança. O retorno com certeza será aparente, todos os seres se sentem melhores em ambientes seguros e higienizados.