O relacionamento com o cliente desde a negociação, venda e pós-venda são essenciais para o crescimento sustentável do negócio.
A bilateralidade entre cliente e o vendedor da sua empresa é uma linha tênue entre negócios e relações interpessoais. Por detrás de todo cliente há um ser humano com emoções, sentimentos e variações, da mesma forma que seus vendedores.
A boa relação entre o cliente e o seu negócio é de suma importância. Cada cliente bem atendido tem maiores propensões a compras recorrentes e indicações para amigos e familiares. Da mesma forma que seu vendedor que efetuou bons negócios com clientes representa melhor sua empresa.
Uma boa relação entre consumidores e empresas pode ser um grande passo na construção da imagem de confiança para sua marca no mercado.
O relacionamento com o cliente deve eliminar rotulá-los como números ou estatísticas. Os clientes devem ser tratados de uma forma que se sintam à vontade para realizar novas compras em seu estabelecimento. Desta forma estarão mais propensos a divulgar sua empresa, tanto excelência do produto como pelo tratamento cordial e honesto recebido.
Formas de fidelização através do relacionamento com o cliente
Existem diversas formas para fidelização através do relacionamento com o cliente. Apresentaremos algumas maneiras simples que farão diferença no dia a dia do seu negócio. Confira a seguir:
Atendimento especializado por nicho
É bom estar sempre atualizado sobre os nichos de atuação do seu negócio. É importante ter noção do que e como seu público-alvo busca seus produtos ou serviços.
Estar sempre por dentro de novidades e do que o cliente busca permite o atendimento especializado por nicho. O bom negócio é aquele que está preparado para saciar todas as necessidades dos seus clientes.
Apresentação dos produtos ou serviços
Mostre-se perito em seus produtos e serviços. A demonstração de conhecimento acerca do que é vendido traz ao cliente uma sensação de segurança na hora de comprar ou contratar o serviço.
É importante que o cliente se identifique com seu negócio. Portanto é necessário um tratamento claro e honesto, onde seu produto ou serviço devem ser explicados da maneira mais objetiva possível.
A relação de transparência na apresentação dos produtos ou serviços estão intimamente ligados a recorrência do cliente. A honestidade desde a negociação ao relacionamento com o cliente aumenta a fidelização.
Clientes satisfeitos tendem a realizar novas compras, além disso, podem divulgar o bom atendimento que tiveram.
Empatia
A empatia permite que seus vendedores se coloquem no lugar do cliente durante o relacionamento, desde a negociação até o atendimento pós-venda.
Entender a situação do cliente cria um sentimento de acolhimento, reciprocidade e satisfação que posteriormente pode ser convertida em fidelização do cliente.
Relacionamento pós-venda
O tratamento a longo prazo ou pós-venda, como preferir, é primordial para fidelização de clientes.
Muitos vendedores prestam ótimos serviços e apresentam de forma excelente os produtos ou serviços de sua empresa durante a venda. Porém após concluída a venda, muito negligenciam o atendimento ao cliente pós-venda
Todo o intervalo entre a negociação até o pós-venda são momentos necessário para criação de relacionamento e fidelização de clientes pare seu negócio.
Prestar um bom pós-venda é mandatório. O cliente terá a sensação positiva de não ser apenas mais um no meio de tantos outros. A personalização do atendimento faz com que o cliente se sinta único e satisfeito com o tratamento recebido.
Inovação
Expanda os horizontes do seu negócio, não se limite a somente um produto ou serviço. Busque sempre inovações e recursos que atendam às necessidades de mercado que os clientes procuram.
Atenda todas as necessidades dos seus clientes e eles não irão necessitar recorrer a outros locais. Abrir novos linhas em seu próprio segmento de negócio é necessário e traz bons resultados.
Aplique as dicas para aprimorar o relacionamento com o cliente
Existem várias maneiras de ter uma boa relação com seus clientes, aplique as dicas para aprimorar o relacionamento com o cliente. Sinta-se à vontade para personalizar ações específicas do seu negócio que atendam as necessidades do seu cliente.
Lembre-se o bom relacionamento com o cliente gera fidelização, aumenta a possiblidade de divulgação espontânea pelos próprios clientes, onde seu negócio irá atingir novas pessoas.