O grande marco de um comércio são as vendas, porém sabemos que o ato de vender não é tão simples como parece.
Há uma série de fatores que devem ser atendidos e seguidos para que estas vendas sejam cada vez mais impulsionadas e frequentes.
Este artigo irá apresentar algumas dicas para que seu negócio possa prosperar e atingir o seu ápice.
São dicas simples e de fácil compreensão, visando sempre a prosperidade do seu negócio.
Preparação
Para todo negócio, deve haver uma preparação para tal. Algumas perguntas básicas devem ser feitas antes de tudo:
- Em que segmento de negócio irá atuar?
- Quem será o público alvo?
- Qual seu orçamento?
- Quais e quantos produtos pretende vender?
- Qual a média de vendas deste tipo de produto no último semestre?
- Quem são seus concorrentes?
- Como será a entrega?
- Quais provedores de meios de pagamento irá utilizar?
Estas e outras perguntas devem ser feitas primariamente antes ao início de qualquer negócio.
Adquira o máximo de conhecimento sobre seus produtos
Conheça seus produtos e seus meios de venda, tenha grande conhecimento no que vende para poder dizer com clareza o que busca passar aos clientes.
Acredite no seu potencial e no do seu produto, a confiança é primordial tanto para você, como para o cliente que será o responsável pela compra de tal.
Transparência
A honestidade em um negócio é uma “obrigação”, além de uma grande qualidade que deve ser observada.
Seja transparente com seus clientes, não faça falsas propagandas ou exageros.
Demonstre credibilidade e honestidade, com isso a gama de clientes tende a aumentar.
Defina bem seu público alvo
A definição de um público alvo é primordial como fator decisivo para o sucesso do negócio.
Investindo sempre neste público, fazer uma lista de semelhanças entre esses clientes.
Passar a ter a percepção desses gostos para poder chegar a um “fator” em comum.
Conheça seus clientes
Busque realmente conhecer seus clientes, não apenas como números, mas também como pessoas.
Estreite a relação entre comerciante e consumidor, busque entender os gostos reais daquelas pessoas.
Demonstre essa preocupação, este cuidado aproxima os clientes do seu negócio.
Uma conexão entre cliente e consumidor deve e poder ser construída na intenção de credibilizar seu negócio.
Relacionamento com clientes
Escute sempre a clientela, afinal, são os clientes que regem um negócio.
Para todo negócio é necessário uma quantia de clientes para que este negócio possa funcionar.
Com isso, escute sempre as opiniões dos clientes, principalmente os mais fiéis ao seu negócio.
Se possível, crie um atendimento ao cliente centralizado SAC. Para que estas dúvidas de clientes coletadas sejam armazenadas e cheguem ao responsável pela administração daquele local.
Atenda e supere as expectativas de seus clientes
Crie um padrão de vendas, com controle de qualidade e entrega do produto.
Toda a empresa deve adquirir um nível afinidade com os clientes para atender e superar suas expectativas.
Sempre buscando essa conexão além das vendas, assim sempre criando a fidelização de clientes para seu negócio.
Supere objeções
Saiba lidar com objeções, sempre existirão.
Seja por uma época ruim ou uma diminuição gradativa nas vendas.
Prepare-se para situações como esta, busque sempre ter uma renda orçamentária para poder passar por situações como essa sem que seja prejudicado drasticamente.
Seja rápido e preciso nas decisões e escolhas, não perca tempo com coisa mínimas.
Mantenha sempre o cliente expor suas opiniões, mesmo que seja uma objeção.
Otimize o tempo
Tempo é dinheiro, uma frase clichê mas com total sentido.
Não desperdice tempo, sempre tome a melhor decisão no menor tempo possível, não necessariamente a pressa é inimiga.
Obviamente deve manter a qualidade e buscar aprimorar isso, porém, seja preciso e ágil em suas decisões.
Elimine maus hábitos
Os maus hábitos devem ser evitados e eliminados da rotina de seu negócio.
Hábitos negativos partem não somente de seus proprietários, mas também de seus funcionários.
Busque pessoas capacitadas para tal função, não somente em âmbito profissional, busque pessoas capacitadas também no tocante ao convívio e amplo domínio com outras pessoas.
Não perca tempo com futilidades do dia a dia, busque somente focar toda atenção no que realmente será relevante.
Peça indicações e depoimentos de clientes
Peça indicações ou depoimentos, como já dissemos, ao superar as expectativas do cliente é gerada a fidelização de clientes.
Estes clientes fiéis a empresa podem ser responsáveis para o surgimento de novos clientes, assim podendo acontecer como um “ciclo”.
Aplique as dicas de vendas
Com estas dicas, podemos perceber algumas medidas simples, que podem ser tomadas para melhoramos seu negócio.
Portanto aplique as dicas de vendas!