Entenda a sazonalidade de vendas dos seus produtos

Entenda a sazonalidade de vendas dos seus produtos

Analisar e prever os períodos de sazonalidade de vendas dos seus produtos auxilia no planejamento e antecipação das divulgações. Desta forma aumentando as possibilidades de vendas nos momentos em que seus clientes potenciais mais precisam das suas soluções.

A sazonalidade de vendas consiste nas variações periódicas do fluxo de vendas, seja de acordo com o segmento de negócio, datas comemorativas ou fatores externos. Por isso é tão importante ter previsibilidade sobre estes eventos para alcançar o maior faturamento possível no período de maior procura. 

Há também casos de vendas sazonais, como queima de estoque, produtos próximos ao vencimento, dentre outras situações. Aqui normalmente não haverá um aumento de lucratividade, neste tipo de situações o preço de venda será reduzido, porém evitam as possíveis perdas dos produtos.

Devido ao fator da sazonalidade de vendas, algumas empresas em determinado período podem se beneficiar com o aumento do faturamento ou sofrer com o decréscimo na venda de seus produtos. Portanto é importante entender como lidar com estas situações.

7 Dicas para lidar com a sazonalidade de vendas

Lidar com a sazonalidade de vendas pode ser um grande desafio, gerando impactos no negócio. Porém as dicas abaixo podem ajudar bastante durante estes períodos:

1 - Conheça o seu segmento

Alguns segmentos de negócio podem possuir sazonalidades iguais, portanto estão sujeitos a  períodos que afetam determinados nichos.

Podemos citar como eventos sazonais nacionais de grandes proporções o dia das mães, Natal, black friday, dentre outros. Nestes casos as empresas que possuem serviços relacionados aos públicos sazonais devem investir na preparação e divulgação.

2 - Entenda o comportamento do seu consumidor

Entenda a mudança comportamental do seu público-alvo. Com as sazonalidades as pessoas passam a procurar e precisar de determinados produtos ou serviços, esteja preparado para suprir as necessidades de consumo deles.

O primeiro passo para não sofrer com a sazonalidade de vendas, é entender o momento do consumidor, buscar saber qual o intuito do mesmo durante determinada época do ano. Desta forma, a partir das métricas poderá criar estratégias de venda para que possa satisfazer a necessidade de sua clientela.

3 - Faça um planejamento de vendas

Adote um planejamento de vendas, desta forma, você pode se antecipar a uma determinada época. Isso quer dizer que você pode produzir ou adquirir determinados produtos para o seu negócio antes mesmo da aparição da sazonalidade de vendas do consumidor final. Desta forma, adiantará as opções para satisfazer as necessidades do consumidor antes da fase de maior procura. 

Como exemplo, você pode começar a comercializar produtos de inverno já no fim do outono, trazendo assim para os clientes uma possibilidade mais em conta, podendo atrair uma clientela maior. 

Produtos fora de época tendem a ser mais baratos, porém, muitos clientes optam por comprar fora da época para ter algum tipo de economia. Essa informação pode ser útil, podendo ser casada junto com uma promoção ou algo do tipo.

4 - Crie uma identidade visual de acordo com a sazonalidade

Seja nos seus canais online (site, e-commerce, redes sociais) ou no ambiente físico, personalize previamente a identidade visual de acordo com a sazonalidade e durante o seu período de sua vigência.

Alguns exemplos de identidade visual de acordo com a sazonalidade são a black friday, Natal, dia dos namorados, dentre outros.

5 - Invista em marketing digital

Invista em propagandas digitais, crie campanhas online para sazonalidade de vendas, capazes de alcançar um número maior de possíveis clientes. Assim como também podem ser realizadas ações de marketing complementares em seu estabelecimento presencial.

Prepare seus canais de vendas online (site, e-commerce, redes sociais) para determinada época, apresente suas opções que disponibilizam aos seus clientes e destaque seus diferenciais. 

Nos canais de redes sociais também pode ser utilizada a participação de influenciadores, em que há uma parceria entre o seu negócio e determinado influenciador online, de forma que este poderá divulgar seu produto ou serviço.

6 - Fidelização de clientes

Sempre crie um programa de fidelidade com seus clientes. Esse tipo de tática é infalível para que mantenha os já clientes e traga novas pessoas por indicações para o seu negócio.

A fidelização de clientes é primordial para todos os negócios, é muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter seus clientes satisfeitos. Aplica-se tanto na prestação de serviços como na venda de produtos, neste caso a manutenção da satisfação do cliente pode levar a realização de up sell e cross sell com a sua empresa.

7 - Metas sazonais e mensuração dos resultados

Defina metas sazonais alcançáveis junto ao time de vendas da sua empresa. Aqui seria interessante criar e oferecer incentivos aos colaboradores de acordo com a superação das metas.

Tenha um método eficiente e ferramentas (ERP, CRM, Google Analytics etc) para mensuração correta dos resultados da sazonalidade de vendas.

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