Higienização na indústria alimentícia

Higienização na indústria alimentícia

A higienização na indústria alimentícia precisa seguir protocolos rigorosos, visando manter a biossegurança na linha de produção e a qualidade dos produtos.

Tanto as indústrias como os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, seguem normas rígidas regulamentadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quaisquer desconformidades no regulamento deste órgão governamental os fiscais podem atribuir sanções ao local que podem variar conforme a gravidade da ocorrência, desde uma advertência, multa pecuniária ou até mesmo a interdição e fechamento do local.

Caso a higienização na indústria alimentícia não seja realizada de forma correta, descumprirá os protocolos de biossegurança aumentando os riscos de contaminações. Gera impacto primeiro nos estabelecimentos que comercializam o produto fabricado, porém o mais agravante é a contaminação nos consumidores finais.

Como realizar uma higienização correta na indústria alimentícia?

Os procedimentos de higiene na indústria alimentícia podem variar de acordo com a sua linha de produção.

Porém em regras gerais há algumas etapas padrões para higienização correta destes ambientes:

Remoção dos resíduos visíveis

A primeira etapa no processo de higienização consiste na remoção dos resíduos das matérias-primas, alimentos produzidos ou qualquer outro elemento que seja visível a olho nu.

Também intitulada como remoção de resíduos macroscópicos, nada mais é que a remoção das sujeiras visíveis na linha produção.

Pré-lavagem

Nesta etapa os resíduos ainda presentes são diluídos através do uso de água quente, mas abaixo dos 45 graus.

Aqui as gorduras e oleosidades começarão a serem removidas com maior empenho.

Lavagem

Neste momento são utilizados equipamentos e substâncias como detergentes e demais produtos adequados aos seus maquinários. Aqui as substâncias acompanham a água e dão força na remoção do resto residual.

Os odores normalmente começam a se dispersas através desta etapa, onde os produtos químicos serão os responsáveis pela remoção mais intensa dos resíduos.

Enxágue inicial

É o momento em que acontece a remoção das substâncias químicas presente nas superfícies.

Desinfecção

A desinfecção consiste na remoção dos microrganismos através da aplicação da sanitizantes, podendo ou não ter ação detergente em sua fórmula.

É neste momento em que bactérias, fungos e vírus são eliminados.

Enxágue final

Após a desinfecção, é necessário realizar mais um enxágue a fim de remover as substâncias químicas presentes.

Cronograma

Para garantir a biossegurança é necessário estipular um cronograma para execução dos procedimentos de higienização de acordo com a demanda da sua indústria alimentícia.

Cuidados visando a higienização na indústria alimentícia

Além de seguir as etapas básicas citadas para higienização correta no ambiente de produção alimentício, há alguns cuidados individuais para os colaboradores:

  • Higiene pessoal: Cuidados individuais como a lavagem de mãos e braços, secagem com papeis toalha descartáveis. Além de buscar sempre manter a higienização das unhas em dia.
  • EPIs: Uso de EPIs como toucas, aventais, luvas, máscaras, entre outros equipamentos.

Podemos perceber a importância coletiva e individual de uma correta higienização na indústria alimentícia. Trata-se de uma questão de biossegurança, sem contar todos os trâmites administrativos acerca da salubridade do local.

Conheça a Linha Completa de Papéis Isapel

Transforme a higiene e o conforto do seu negócio com o uso dos papéis descartáveis.

Está gostando deste conteúdo? Compartilhe!!!

Pedido por WhatsApp
Pedido por WhatsApp
Olá faça sua cotação por WhatsApp!
PEDIDO MÍNIMO R$ 1.000,00 e entrega somente para SP Capital e ABC.