Importância da coleta de dados em distribuidoras de higiene e limpeza

Importância da coleta de dados em distribuidoras de higiene e limpeza

É de extrema importância a coleta de dados em distribuidoras de higiene e limpeza para geração de informações úteis para o negócio. Uma empresa que não se atenta aos seus dados e informações para a gestão, pode facilmente perder-se e tomar prejuízos por erros básicos.

A coleta de dados é importante e envolve os diversos setores dentro da sua distribuidora, desde logística, controle de gastos, suprimentos, comercial dentre outros. Sem uma coleta de dados precisa e consolidação das informações não há como saber de fato o que ocorre e as alterações que serão necessárias em tempo.

Através da coleta de dados, será possível direcionar corretamente onde os esforços da empresa deverão se concentrar. Podendo dar uma ênfase maior nos pontos aos quais podem ser melhorados, garantir o controle de qualidade, dentro outras informações úteis para o negócio em si.

Tipos de coleta de dados

E quando falamos de coleta de dados, entramos em um assunto amplo e diversificado, os dados podem ser tanto internos como externos.

Dados Internos

Os dados internos são aqueles normalmente são utilizados nos controles de produção e qualidade, contas a pagar, estoque e logística dos produtos que são comercializados pela sua distribuidora, dentre outros.

Dados Externos

Os dados externos são responsáveis por captar informações do seu público-alvo, o que consomem, em que quantidade consomem, quais os produtos menos vendidos, quais os mais vendidos.

Tudo o que diz respeito sobre o seu público-alvo será direcionado através da coleta de dados externa.

Como elaborar uma coleta de dados correta?

A coleta de dados deve ser precisa, afinal serve como um termômetro para decisões empresariais.

A partir destes dados que os responsáveis terão uma visão para elaboração de um plano de ação estratégico.

Existem alguns pontos fundamentais para maior precisão na coleta de dados, são eles:

Segmentação de público-alvo

Buscar entender quais são os clientes mais lucrativos para a empresa, com isso, o foco maior deverá ser nesse público.

Todos os públicos devem ter atenção, porém, claramente deve haver um enfoque no seu público-alvo com ticket médio maior e de acordo com a constância de consumo.

Histórico dos produtos

Produtos mais pesquisados e vendidos, tanto nos pontos físicos, como digitais.

Ter essa informação é de suma importância para que haja um controle correto do que deve ser comercializado. Produtos não tão bem-vistos pelos seus clientes talvez devam ser substituídos e implementados em outras ocasiões ou sazonalidades.

Deve-se focar naquilo em que mais vende e gera lucros ao seu negócio.

Estudo de mercado e precificação

É importante ter conhecimento sobre o atual mercado, saber como seus concorrentes atuam no seu segmento de distribuição de produtos de higiene e limpeza.

Isso é importante para cobrir ofertas, quando viáveis, saber a precificação média para seus produtos e serviços. A sua precificação, além dos parâmetros de mercado, irá variar conforme margem de lucro e uma série de demais fatores.

Mas é interessante ressaltar que a precificação deve estar de acordo com a concorrência, visto que se tiver muito fora dos padrões seja abaixo ou acima, pode acabar repelindo os compradores.

Comportamento dos clientes

Analise como é comportamento dos clientes nos ambientes digitais e físicos. É importante ter esse levantamento para direcionar precisamente como ocorrerão as vendas e distribuições de serviços.

Talvez sua clientela digital não consuma as mesmas coisas dos clientes físicos, portanto, entregue ao público digital aquilo que eles buscam, e vice-versa.

Pesquisas com clientes

Levante dados dos clientes não somente através destas pesquisas internas, mas realize também pesquisas externas diretamente com seus clientes.

Veja o que estes buscam e como buscam, tendo a palavra do cliente, a métrica para a construção de um planejamento de vendas se torna muito mais clara e objetiva.

A opinião da clientela com certeza é um dos pilares acerca da coleta de dados.

Esta é uma coleta pela qual chamamos de coleta direta, onde o público interage diretamente com a sua empresa.

Aplique a cultura data-driven em sua distribuidora de produtos de higiene e limpeza

O conceito data-driven ou cultura orientada a dados, permite que sua empresa, a partir dos dados coletados, gere informações de valor para tomadas de decisões estratégicas do negócio.

A cultura orientada a dados permite tanto analisar o histórico, como realizar predições futuras baseadas em combinações de informações ou utilização de recursos de inteligência artificial para maior precisão dos dados preditivos.

Portanto, a coleta de dados vai muito além de algo estático, é uma ferramenta capaz de gerar informações úteis que podem ampliar o desempenho em sua distribuidora de produtos de higiene e limpeza.

Você só terá controle e saberá o que fato ocorre em seu negócio realizando uma coleta de dados correta e consolidando em informações estratégicas.

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