A higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais é de suma importância para evitar contaminações cruzadas entre os pacientes.
As demais dependências hospitalares e laboratoriais exigem uma higienização especializada para estes ambientes de acordo com as suas especificidades.
Para a higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais é preciso aplicar técnicas específicas para limpeza e desinfecção periódica deste tipo de ambiente. Para o controle deste processo de higienização e desinfecção há um cronograma de horários ao longo do dia para execução.
A rigidez no controle de segurança da higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais é devido a possibilidade da alta taxa de contaminação por bactérias, vírus e demais agentes patogênicos que possam estar presentes.
Procedimentos para higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais
Em geral para ambientes médico-hospitalares há protocolos e regulamentações específicas para cada setor de atendimento.
Especificamente no caso de higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais o processo de limpeza está dividido em 3 principais etapas:
Limpeza
É o primeiro passo para uma higienização correta do ambiente, nesta etapa são retirados os resíduos mais visíveis e a limpeza é feita de forma mecânica.
Aqui o principal intuito é retirar a presença orgânica do local, como sangue, fluídos corpóreos, entre outros.
É o primeiro passo do processo de higienização completo, em resumo, serve para retirar o “bruto” e normalmente é feito de maneira mecânica.
Desinfecção
Neste ponto, a iniciação do uso de produtos químicos e de fenômenos físicos para a eliminação de germes e micróbios que são invisíveis a olho nu.
Na desinfecção a níveis, sendo caracterizado em baixo, médio e alto, conforme maior o nível, maior a desinfecção e mais potente os químicos utilizados.
Normalmente é aplicado em vasos sanitários, pias, azulejos e afins.
Esterilização
Semelhante ao processo de desinfecção, também utiliza de produtos químicos e fenômenos físicos.
Mas em contraproposta, é a maneira mais eficaz de nos livrarmos de qualquer tipo de corpo indesejado presente, fungos, bactérias, micróbios, vírus, entre outros.
Esta é a etapa mais rígida no processo de higienização.
Medidas para manutenção da higienização em banheiros hospitalares
Não somente devemos nos atentar somente ao processo final da higienização em si, a manutenção confere maior segurança e limpeza em banheiros médico-hospitalares.
É indicado adotar medidas que podem potencializar a manutenção e agilizar os procedimentos de higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais.
Coleta
Faça a retirada periódica de lixos e dejetos jogados em nas lixeiras.
Desta forma, é possível preservar o ambiente agradável para outros usuários que irão utilizar o sanitário.
Higienização
A higienização de pias e vasos devem ser feitas periodicamente, mais de uma vez durante o dia, de acordo com o cronograma.
Seria interessante escalonar por turnos, mas em todos os turnos seria interessante e importante a higienização destes locais.
Atualmente há opções que ajudam a prevenir a proliferação de organismos indesejados, como é o caso de produtos sanitizantes para utilização nos sanitários.
Descartáveis
Adote medidas descartáveis e práticas aos usuários, papéis descartáveis e lixos para seu descarte.
O dispenser de papel também é uma excelente opção para quem busca praticidade e segurança.
Há opções de papel toalha interfolha com folhas de liberação individual que evitam contaminação. É uma medida segura e prática para os usuários.
Álcool gel
A disponibilização para o uso de álcool gel é um grande aliado também para evitar o possível contágio e proliferação de organismos indesejados.
Importância da higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais
O principal objetivo da higiene em banheiros hospitalares e laboratoriais é fornecer um ambiente seguro para os pacientes utilizarem.
Por ser parte integrante de um ambiente médico-hospitalar há maior propensão e riscos de contaminação, portanto a higienização deve ser rígida.
Tendo um controle seguro e correto de como higienizar o seu banheiro hospitalar, com certeza evitará diversos problemas.