A higiene em clínicas de estética é fundamental para a biossegurança dos clientes e colaboradores durante a permanência e execução de procedimentos em seu estabelecimento comercial.
Existem diversos fatores que precisam ser considerados em se tratando de higiene em clínicas de estética, tais como:
- Materiais descartáveis;
- Uso de equipamentos de proteção individual;
- Esterilização de equipamentos;
- Distanciamento social no ambiente de espera;
- Dentre outros fatores.
Devido ao volume de atendimento a pacientes ao longo do dia, é necessário programar horários com os intervalos necessários para a correta higienização do local e equipamentos. Assim como das áreas comuns, visto que é possível haver contaminação através do ambiente e objetos, tais como: corrimãos; cadeiras; sanitários, onde pode haver proliferação de patógenos na clínica, podendo atingir os clientes.
A questão de biossegurança em clínicas de estética também precisa seguir os parâmetros do órgão governamental regulamentador no Brasil em que fiscaliza o ambiente, neste caso de responsabilidade da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em caso de irregularidades os fiscais podem advertir o estabelecimento, multar em algum valor pecuniário, ou em casos mais graves, até mesmo ordenar o fechamento do local.
A higiene em clínicas de estética também é um ponto fundamental na fidelização de clientes, aumentando a rotatividade e recorrência de atendimentos.
Agora que já entendemos um pouco da importância da higiene em clínicas de estética, vamos abordar de forma sucinta as diferentes formas de limpeza e com executá-las com segurança e eficiência.
Quais são as medidas necessárias para manter a higiene em clínicas de estética?
Para garantir a segurança dos colaboradores e clientes é necessário aplicar algumas medidas básicas e eficientes:
1 – Uso de EPIs
Durante o atendimento o contato direto entre esteticista e o cliente pode ser uma via de contágio e propagação de patógenos.
Por isso, e de suma importância o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) como: luvas, máscaras e toucas descartáveis, com descarte imediato e em local adequado após o atendimento.
2 – Higiene do Local
Mantenha a higiene rigorosa das estruturas físicas do local de sua clínica.
Este item engloba a limpeza e desinfecção dos ambientes:
- Limpeza: consiste na remoção de sujeiras aparentes e visíveis nas superfícies;
- Desinfecção: utilizado para a remoção de contaminantes microscópicos, como fungos, bactérias e vírus.
Para os produtos utilizados na higiene do local, deve-se prezar pela qualidade e adequados a finalidade de uso: limpeza ou no caso de desinfeção há necessidade de químicos potencializados.
A higiene do local também envolve medidas protetivas como o uso de papéis descartáveis:
- Lençóis descartáveis de papel em macas e equipamentos, com troca e descarte no atendimento a cada cliente;
- Papel toalha para a secagem das mãos das esteticistas e clientes.
3 – Desinfecção e Esterilização
O processo de desinfecção de equipamentos é necessário para eliminar resíduos contaminantes como sangue e secreções, já com a desinfecção é possível remover uma gama maior de microrganismos.
Para esterilização de alguns instrumentos podem ser utilizados recursos de aquecimento e pressão, de acordo com as especificações dos fabricantes.
4 – Descarte de Materiais
No momento do descarte de materiais é necessário atenção. Principalmente para resíduos contaminantes, como é o caso dos perfurantes que precisam ser descartados em caixas rígidas destinadas exclusivamente para esta função.
5 – Higiene Pessoal dos Profissionais
Além das medidas protetivas com o uso de EPIs, a higiene pessoal dos profissionais, incluindo processo de higienização pós-atendimento, é muito importante para evitar contaminações.
6 – Cuidado com Insumos
É necessário atenção com relação ao estoque e validade de insumos, sendo necessário o descarte imediato no vencimento dos produtos.
Produtos químicos mudam sua composição no decorrer do tempo, sendo seguros para uso somente durante o período de sua validade. Após, além de antiético o uso, ainda se tornam um risco de biossegurança para clientes.