Como parte integrante da hotelaria hospitalar estão os importantes processos de higienização do ambiente como necessidade intrínseca para segurança de todos, entre pacientes, colaboradores e visitantes.
É importante entendermos o que é hotelaria hospitalar no sentido mais amplo. Este serviço nada mais é que a composição de atitudes e gestos semelhantes aos da hotelaria, adaptados ao ambiente hospitalar. Onde o principal intuito da hotelaria hospitalar é proporcionar conforto, segurança e qualidade para os pacientes.
Este conceito de hotelaria hospitalar é relativamente recente no Brasil, sendo iniciado aproximadamente a uma década. Cada vez mais os pacientes enxergam a necessidade de conforto, comodidade e atenções especiais no ambiente hospitalar.
E segundo especialistas, este conceito da hotelaria hospitalar é benéfico na melhora dos pacientes. Um ambiente agradável, devidamente higienizado, previne contaminações, ameniza o tempo de estadia e pode ser um ponto positivo na melhoria dos enfermos.
Particularidades da limpeza na hotelaria hospitalar
A limpeza na hotelaria hospitalar possui rígidos critérios que devem ser seguidos para que haja uma higienização correta e segura do local.
E todo o procedimento começa a partir da contratação de uma equipe especializada e preparada para a realização destes serviços. Esta equipe deverá ser treinada constantemente e estar sempre atenta a todos os requisitos e regras específicas para cada situação.
A limpeza hospitalar está intimamente ligada ao controle de possíveis infecções e afins, onde os próprios profissionais são treinados e especializados com medidas preventivas para evitar problemas.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta os profissionais de limpeza hospitalar com o maior requisito de especialização. Ou seja, para se tornar um profissional de limpeza hospitalar deverá cumprir rigorosamente os requisitos extremos implantados para a profissão.
O descumprimento das imposições feitas pela ANVISA pode acarretar punições ao hospital, podendo variar de multas até mesmo ao fechamento do estabelecimento. Há uma série de regras extremamente rigorosas que devem ser seguidas para manter um bom funcionamento de um hospital.
Tipos de higienização na hotelaria hospitalar e suas particularidades
Agora que entendemos a importância e necessidade de uma higienização correta como parte integrante da hotelaria hospitalar vamos conhecer suas etapas.
Sendo três as principais etapas: limpeza, desinfecção e esterilização hospitalar. Onde cada uma destas etapas será responsável por desempenhar uma função e objetivo específico.
Limpeza hospitalar
A limpeza é a primeira etapa do processo de higienização hospitalar. É nesta etapa onde os detritos e sujeiras são removidas da superfície, normalmente é feita a remoção de matéria orgânica, como sangue e fluídos corpóreos.
Aqui são usados produtos tecnológicos, como por exemplo, aqueles que fazem a limpeza através de vapor.
É importante ressaltar a importância sobre a questão microbiológica. Onde é feita uma avaliação da superfície, grau de risco de contaminação, manipulação de químicos e seus resíduos após a higienização.
Desinfecção hospitalar
Segunda etapa do processo, aqui é onde a maior parte dos microrganismos são removidos do ambiente.
Normalmente este procedimento é realizado em objetos e superfícies como telefones, maçanetas, trilhos de cama, controles, itens que podem passar despercebidos normalmente. Porém, por se tratar de uma limpeza hospitalar, é de enorme importância se atentar a todos os detalhes.
Alguns produtos químicos são utilizados neste processo, como por exemplo hipoclorito de sódio, quaternários de amônio, álcool 70, água sanitária entre outros produtos químicos.
Esterilização hospitalar
Última etapa do processo de higienização hospitalar, onde toda a possibilidade vida microbiana é expurgada, desde bactérias, fungos e vírus, todos são eliminados nesta etapa.
Procedimentos físicos e químicos são utilizados neste processo, além de aparelhagem de alta tecnologia, como por exemplo o uso de equipamentos de pressão saturados sob pressão.
Não somente superfícies e objetos devem ser higienizados conforme os requisitos acima. Todos os profissionais e suas roupas também devem passar por processos em que serão devidamente higienizados e ficarão livres de qualquer tipo de patógeno.
Importância da limpeza na hotelaria hospitalar
Como o conceito de hotelaria hospitalar é relativamente recente em território nacional, porém em uma ampla crescente. Cada vez mais os pacientes exigem e necessitam de um serviço diferenciado no segmento de saúde.
A higienização é parte fundamental da hotelaria hospitalar, visto a importância em termos de riscos biológicos, assim como fator extra na recuperação dos enfermos.
Os papéis descartáveis são insumos que também fazem parte da hotelaria hospitalar, podem ser utilizados por pacientes, visitantes e colaboradores. Recurso muito útil após higienização das mãos, o papel toalha interfolha ajuda a evitar contaminações cruzadas.