Métodos para gestão de qualidade

Métodos para gestão de qualidade

Uma boa gestão de qualidade auxilia o crescimento sustentável do negócio. Possuir um plano de gestão otimiza a rotina empresarial.

Criar métodos inteligentes a fim de manter a qualidade do negócio é primordial. Porém muitos não sabem os passos que devem ser executados até que haja de fato uma gestão de qualidade.

Apresentaremos alguns métodos para gestão de qualidade altamente eficazes e amplamente utilizados. Aplicar estas metodologias no seu negócio conferem excelência nos padrões de qualidade e podem alavancar seus resultados.

Metodologias para gestão de qualidade

As metodologias para gestão de qualidade utilizam como base o mapeamento de processos com o intuito de organizar e otimizar a execução das tarefas.

A escolha e utilização de uma metodologia para gestão de qualidade dependerá das necessidades em específico do seu negócio.

Com o intuito de elucidar alguns pontos e auxiliar sua escolha separamos cinco metodologias para gestão de qualidade:

Ciclo PDCA

A metodologia Ciclo PDCA também conhecida como ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart, é uma sigla que indica as 4 etapas desta ferramenta:

  • Plan (planejar): é neste momento que deve ser apresentado uma definição do que deve ser ajustado ou alterado.
  • Do (executar): é nesta fase que o plano de ação deve ser executado
  • Control (controlar): os resultados atingidos são analisados nesta fase.
  • Act (agir): aqui os problemas encontrados devem ser solucionados e reparados.

Esta metodologia de gestão é focada na melhoria contínua dos processos. Pode ser utilizada para a implementação de uma nova tecnologia ou para obter a qualidade de um produto que esteja em desenvolvimento.

BSC (Balanced Scorecard)

O método de Indicadores Balanceados de Desempenho permite que todos os colaboradores possam conhecer de forma ágil e efetiva as estratégias da organização.

É uma ferramenta utilizada para avaliação de performance organizacional, auxiliando as equipes a alcançarem os objetivos do negócio. Possui recursos que utilizam um painel de controle que permite estabelecer metas, remunerações e diversos tipos de parâmetros do seu negócio.

GDP

Este método conhecido também como Gerenciamento de Diretrizes da Organização é focado na excelência da gestão de qualidade. Permite que o gestor planeje uma metodologia de forma prática. É necessário que seja baseado em três importantes pilares:

  • Resultados: Os resultados são diretamente afetados pelo desempenho dos funcionários envolvidos nos processos e objetivos;
  • Inovação: A inovação sempre deve estar presente na rotina do negócio. Buscar novas tecnologias, práticas e metodologias alavanca os resultados.
  • Mudanças: As mudanças realmente devem ocorrer no momento certo. Podem também estar presentes como forma de recompensar a dedicação das equipes que estão destinadas ao cumprimento de objetivos. Além de propiciar inovações no esquema de trabalho, trazendo mais criatividade e proatividade aos funcionários.

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

O método, em sua tradução, Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Em sua essência é um guia que engloba e as melhores práticas e diretrizes para o gerenciamento de projetos em geral.

A metodologia PMBOK engloba as 3 fases diretamente relacionadas de um projeto:

  • Entradas;
  • Ferramentas e técnicas;
  • Saídas.

Estas fases são utilizadas para criar o ciclo de vida do projeto, descrevendo as etapas e técnicas utilizadas na gestão dos processos.

PM Canvas (Project Model Canvas)

O principal objetivo desta metodologia é retirar as complicações de modelos tradicionais de negócio. Permite uma visão geral empresarial através de um diagrama, focado em algumas áreas principais do negócio:

  • Cliente;
  • Oferta;
  • Infraestrutura;
  • Viabilidade financeira.

Devido ao diagrama, é possível uma visualização mais clara e rápida do que deve ser ajustado, proporcionando um gerenciamento mais eficiente.

Objetivos das metodologias para gestão de qualidade

As metodologias e ferramentas para gestão de qualidade auxiliam os gestores, evitam problemas e potencializam a capacidade do negócio.

Ter bons gestores que utilizem as ferramentas e apliquem as metodologias de gestão evita diversos problemas. Além disso, potencializa a capacidade do negócio.

Uma boa gestão gera melhores resultados, provê soluções mais rápidas e eficientes. Potencializa toda a equipe a fim de um objetivo coeso e positivo.

Conheça a Linha Completa de Papéis Isapel

Transforme a higiene e o conforto do seu negócio com o uso dos papéis descartáveis.

Está gostando deste conteúdo? Compartilhe!!!

Pedido por WhatsApp
Pedido por WhatsApp
Olá faça sua cotação por WhatsApp!
PEDIDO MÍNIMO R$ 1.000,00 e entrega somente para SP Capital e ABC.