Uma boa gestão de qualidade auxilia o crescimento sustentável do negócio. Possuir um plano de gestão otimiza a rotina empresarial.
Criar métodos inteligentes a fim de manter a qualidade do negócio é primordial. Porém muitos não sabem os passos que devem ser executados até que haja de fato uma gestão de qualidade.
Apresentaremos alguns métodos para gestão de qualidade altamente eficazes e amplamente utilizados. Aplicar estas metodologias no seu negócio conferem excelência nos padrões de qualidade e podem alavancar seus resultados.
Metodologias para gestão de qualidade
As metodologias para gestão de qualidade utilizam como base o mapeamento de processos com o intuito de organizar e otimizar a execução das tarefas.
A escolha e utilização de uma metodologia para gestão de qualidade dependerá das necessidades em específico do seu negócio.
Com o intuito de elucidar alguns pontos e auxiliar sua escolha separamos cinco metodologias para gestão de qualidade:
Ciclo PDCA
A metodologia Ciclo PDCA também conhecida como ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart, é uma sigla que indica as 4 etapas desta ferramenta:
- Plan (planejar): é neste momento que deve ser apresentado uma definição do que deve ser ajustado ou alterado.
- Do (executar): é nesta fase que o plano de ação deve ser executado
- Control (controlar): os resultados atingidos são analisados nesta fase.
- Act (agir): aqui os problemas encontrados devem ser solucionados e reparados.
Esta metodologia de gestão é focada na melhoria contínua dos processos. Pode ser utilizada para a implementação de uma nova tecnologia ou para obter a qualidade de um produto que esteja em desenvolvimento.
BSC (Balanced Scorecard)
O método de Indicadores Balanceados de Desempenho permite que todos os colaboradores possam conhecer de forma ágil e efetiva as estratégias da organização.
É uma ferramenta utilizada para avaliação de performance organizacional, auxiliando as equipes a alcançarem os objetivos do negócio. Possui recursos que utilizam um painel de controle que permite estabelecer metas, remunerações e diversos tipos de parâmetros do seu negócio.
GDP
Este método conhecido também como Gerenciamento de Diretrizes da Organização é focado na excelência da gestão de qualidade. Permite que o gestor planeje uma metodologia de forma prática. É necessário que seja baseado em três importantes pilares:
- Resultados: Os resultados são diretamente afetados pelo desempenho dos funcionários envolvidos nos processos e objetivos;
- Inovação: A inovação sempre deve estar presente na rotina do negócio. Buscar novas tecnologias, práticas e metodologias alavanca os resultados.
- Mudanças: As mudanças realmente devem ocorrer no momento certo. Podem também estar presentes como forma de recompensar a dedicação das equipes que estão destinadas ao cumprimento de objetivos. Além de propiciar inovações no esquema de trabalho, trazendo mais criatividade e proatividade aos funcionários.
PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
O método, em sua tradução, Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Em sua essência é um guia que engloba e as melhores práticas e diretrizes para o gerenciamento de projetos em geral.
A metodologia PMBOK engloba as 3 fases diretamente relacionadas de um projeto:
- Entradas;
- Ferramentas e técnicas;
- Saídas.
Estas fases são utilizadas para criar o ciclo de vida do projeto, descrevendo as etapas e técnicas utilizadas na gestão dos processos.
PM Canvas (Project Model Canvas)
O principal objetivo desta metodologia é retirar as complicações de modelos tradicionais de negócio. Permite uma visão geral empresarial através de um diagrama, focado em algumas áreas principais do negócio:
- Cliente;
- Oferta;
- Infraestrutura;
- Viabilidade financeira.
Devido ao diagrama, é possível uma visualização mais clara e rápida do que deve ser ajustado, proporcionando um gerenciamento mais eficiente.
Objetivos das metodologias para gestão de qualidade
As metodologias e ferramentas para gestão de qualidade auxiliam os gestores, evitam problemas e potencializam a capacidade do negócio.
Ter bons gestores que utilizem as ferramentas e apliquem as metodologias de gestão evita diversos problemas. Além disso, potencializa a capacidade do negócio.
Uma boa gestão gera melhores resultados, provê soluções mais rápidas e eficientes. Potencializa toda a equipe a fim de um objetivo coeso e positivo.