Precificação B2B

Precificação B2B

Questões de precificação B2B estão em evidência em um mercado que busca excelência e maximização de seus produtos e serviços. Isso devido à alta taxa de concorrência, independentemente do ramo, sempre haverá outras empresas as quais ofereçam produtos ou exerçam serviços semelhantes aos que sua empresa presta.

Com isso, o aperfeiçoamento é mais do que necessário para estar sempre um passo à frente da concorrência. Existem inúmeras formas as quais podem ser utilizadas a fim de sempre se manter atualizado e preparado para o que seu público-alvo almeja.

E por falar em público-alvo, este é outro tópico importantíssimo que já foi alvo de assunto por aqui, confira em detalhes em nosso outro artigo sobre como definir seu público.

Agora com todos os parâmetros acertados no tocante a excelência de seu serviço ou produto, uma dúvida rotineiramente é alvo de muitos empresários: Como fazer uma boa precificação B2B? 

Bom, para esta resposta, existem inúmeras formas e dicas que podem e vão te ajudar no momento de dar preço a uma mercadoria ou serviço, seja ele qual for, independente de seu ramo.

Mas antes disso, é necessário entender qual é a logística do B2B, do inglês “Business to Business”. Esta expressão, tem por intuito demonstrar que este tipo de negociação acontecerá entre duas empresas, e não necessariamente entre empresa x consumidor final. O B2B, de forma muito simplória, é uma negociação envolvendo dois empreendimentos, de forma que um deles será o cliente, e o outro terá o papel de fornecedor.

Sabendo isso, é o suficiente, por momento, para que possamos avançar e de fato trazer à tona o que é mais esperado, sendo então métodos e formas de precificar seus produtos e serviços.

Como fazer a precificação B2B para seu produto ou serviço?

A resposta para precificação B2B pode ser a mais variável possível. Porém, seguiremos um padrão pelo qual costuma ser utilizado e sempre apresenta êxito no tocante a venda e comercialização entre produtos ou serviços no modelo B2B.

Analisar o mercado

Não existe melhor forma de entender como a sua concorrência atua do que monitorá-la. E como fazer isso? Busque saber a faixa de valores em que seus concorrentes comercializam produtos semelhantes aos seus. 

Desta forma, será possível criar uma margem, esta podendo ser mais alta ou mais baixa, tudo dependendo de como e quanto o seu produto ou serviço lhe custe. 

E lembre-se, o maior preço não necessariamente é o que mais fatura. Haja vista que é possível vender por um preço menor, e ainda sim obter um lucro mais vantajoso, mas para isso, é necessário que este produto ou serviço venda mais do que o item mais caro, desta forma equalizando e trazendo lucros até maiores.

Concessão de benefícios

Quando e como deve haver a concessão de benefícios na precificação B2B? 

O momento pode ser de livre escolha, mas usualmente datas e períodos festivos costumam ser rotineiramente utilizados como pretexto para a obtenção de descontos ou semelhantes. 

E em relação a maneira que isto deve ser feito, existem formas as quais encaixam neste tópico:

  • Sendo uma delas, a fidelização da clientela, de forma que aqueles clientes assíduos terão descontos em face daqueles eventuais. 
  • Outra forma de conceder este tipo de benefício, dá-se pelo tempo contratual acordado, de forma que quanto maior a durabilidade contratual, mais gradativo deverá ser o desconto ou benefício. 

Desta forma, é possível que consiga cobrir possíveis ofertas ou demandas ofertadas por sua concorrência.

Publicidade

Além de acertar no momento da precificação B2B para seu produto ou serviço, é necessário que este também seja visto. 

Afinal, ainda que seus produtos ou serviços sejam de excelência e com o preço ajustado para tal, de nada adiantará caso não exista uma campanha para divulgação. 

Investir em campanhas de marketing e publicidade é um excelente caminho para aqueles que buscam otimização das vendas e dos seus resultados.

Importância da precificação B2B

É importante salientar que independente da excelência do serviço ou produto, sem uma precificação correta, pode até mesmo te levar ao prejuízo. Por isso é de suma importância entender qual é o custo de tal, o custo para divulgação, transporte, logística, e tudo que envolva o produto ou serviço em si.

No seu produto final, o valor cheio deste deverá englobar todos os tópicos citados acima, de forma que conseguirá obter os resultados que almeja.

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