Muito ouvimos sobre o pH de diversos produtos, sejam eles de limpeza ou de uso cotidiano. Com certeza já ouviu falar também sobre o pH da água, visto isso, antes de qualquer coisa, iremos abordar o que de fato chamamos de pH.
O pH nada mais é que a concentração de íons de hidrogênio (H) presentes em um composto. É normalmente dividido em três espécies, ácida, neutra ou alcalina.
Há uma régua de medição pela qual podemos compreender a acidez ou a basicidade de determinada substância, esta régua vai de 0 a 14.
Soluções abaixo de 7 são consideradas ácidas, o famoso (pH ácido). Soluções acima de 7 são consideradas básicas (pH alcalino). E substâncias iguais a 7, são consideradas neutras, a água (H2O) é um bom exemplo de uma solução neutra.
A relação do pH na limpeza
A limpeza nada mais é que a combinação de uma ação mecânica juntamente com uma reação química ou física. Onde cada superfície ou situação demandará determinado produto e procedimento para ter sua higienização realizada de forma correta.
Como o pH é dividido em três principais formas, seja ele neutro, ácido ou alcalino. Cada um desses terá um efeito diferente para as mais variadas situações. Por isso é tão importante saber qual o correto a ser utilizado para o procedimento que almeja.
Vamos acompanhar alguns exemplos de produtos de limpeza que possuem diferentes tipos pH, veja:
Detergentes alcalinos
Em regra, possuem pH alcalino. Têm grande potencial na remoção de gorduras, proteínas animais, óleos, graxa, molhos e frituras.
Desengraxantes e desincrustantes normalmente também possuem pH alcalino, como dito, ótimos para remoção de gorduras e afins. Seu pH deve ser entre 8 e 14.
Detergentes ácidos
Normalmente muito utilizados em obras e construções. Visto que a sujeira produzida por este procedimento é mais espessa e necessita de uma acidez maior para sua remoção.
O detergente ácido é ótimo para remoção de cimento, ferrugem, sangue. Seu pH deve ser entre 0 e 7.
Detergentes neutros
São aqueles encontrados normalmente em supermercados, estes produtos possuem pH neutro. Seu uso é recomendado para atividades cotidianas, como a remoção de pó, poeira e sujeiras mais simples de serem removidas.
Os detergentes neutros são estigmatizados como os melhores. Porém, devemos tomar cuidado com este tipo de afirmação, visto que é uma excelente opção para quem busca algo cotidiano e simples.
Mas se sua necessidade é mais específica talvez você precise adotar outros modelos, seja ele o detergente alcalino ou ácido, visto sua necessidade obviamente. Seu pH deverá ser 7.
Sanitizantes
Caso use hipoclorito para a desinfecção de um ambiente, é necessário saber que o composto deverá ser o mais livre possível de matérias orgânicas e o seu pH deverá ser mantido entre 5 e 7.
Isso fará que uma maior concentração de ácido hipocloroso esteja disponível para remover o máximo de microrganismos possíveis.
A importância e função do pH nos produtos de limpeza
O pH nos produtos de limpeza são importantes para determinar a função para o qual eles serão utilizados.
Iremos apresentar uma pequena síntese elencando qual as funções do pH nos produtos de limpeza:
- Os produtos alcalinos possuem propriedade para a remoção de sujeiras orgânicas mais densas, como gorduras, óleos, entre outras substâncias mais pesadas.
- Os produtos neutros serão encontrados com maior facilidade, poderão só serão úteis na remoção de sujeiras cotidianas, como poeira, pequenas gorduras e outras coisas que podemos nos deparar em nosso cotidiano residencial.
- Já os produtos ácidos irão ter uma propriedade apropriada para a remoção de sujidades com base mineral, como gesso, cimento, mofo, ferrugem, entre outras particularidades.
Assim como em qualquer outro produto, o pH será o responsável por manter uma particularidade e especificidade para o uso em questão.
Não existe um produto ideal, existe o composto certo para a determinada situação e necessidade. Deve-se analisar o que é de fato importante para realizar sua higienização.
Visto a particularidade de pH alcalino, neutro ou ácido, escolha conforme sua necessidade, cada um deles terá sua função própria.
E se eu utilizar o composto com pH errado?
Bom, não há problemas em usar o produto errado, salvo casos específicos que seja impróprio.
Mas, em regra, o uso incorreto de determinado composto irá acarretar a não higienização do objeto ou superfície onde será aplicado ou poderá danificar o material.
Para evitar problemas, busque saber qual sua necessidade e utilize o produto correto, como os exemplos citados e especificações dos fabricantes dos produtos.
confira nossa linha de papéis descartáveis
Otimize os insumos e a manutenção da higiene em seu ambiente!
Conhecer as opções de Papéis Descartáveis