Ciclo de vida do produto para estratégias de venda

Ciclo de vida do produto para estratégias de venda

Entender o ciclo de vida do produto faz toda a diferença nas estratégias de vendas dos produtos, sendo um importante marcador para seu planejamento estratégico.

Com os meios digitais e tecnologias inovadoras, muitos produtos tem sua obsolescência programada, em outras palavras, a própria empresa responsável pelo produto o faz já “defasado” para o cenário atual, de forma que o consumidor acaba sendo induzido a adquirir o modelo mais atual quando for lançado.

Para que seu produto não fique defasado antes da hora, algumas dicas deverão ser seguidas e observadas a fim de aumentar a vida útil do seu produto.

Mas no que de fato se constitui este ciclo de vida do produto? E como tentar prolongar isto? Bom, estas são perguntas que irão ser desenvolvidas no decorrer deste tema, buscando alavancar os principais temas e abordagens acerca do assunto em questão.

Como breve introdução, devemos elencar que o ciclo de vida de um produto passa por quatro etapas, sendo elas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Com isso, percebe-se que há um rito ao qual este ciclo passa, e que evidentemente, este pode ser melhor aproveitado caso siga estratégias próprias para a longevidade deste ciclo.

As fases do ciclo de vida do produto

Como dito anteriormente, o ciclo de vida dos produtos é dividido em quatro importantes pilares, sendo eles: introdução, crescimento, maturidade e declínio. 

Vejamos então, passo a passo, como se dá cada uma das fases deste ciclo de vida do produto:

Introdução

O momento mais embrionário do lançamento de um produto, é aqui que as estratégias de logística, marketing, publicidade e propaganda devem ser elencadas.

Neste momento, a concorrência ainda é ínfima, de forma que não será uma preocupação direta.

O mais importante nesta etapa, é saber fazer uma boa divulgação do seu produto, de forma que deve escolher com parcimônia os meios pelos quais utilizará para a propagação do mesmo.

No tocante ao estoque do mesmo, nesta fase, a produção ainda é reduzida, haja vista que o produto ainda encontra-se em fase de aprovação, sendo desnecessária uma alta demanda de produção para esta etapa.

O lucro nesta etapa não será dos maiores, visto que ainda se trata de uma fase introdutória, então não tente atropelar os processos, os resultados virão com a constância e excelência.

Crescimento

Nesta etapa o seu produto passa a ter maior visibilidade perante o público, de forma que a tendência é que este se torne cada vez mais popular no senso geral. 

A partir deste momento, a concorrência será bem mais visível, de forma que precisará entender como ser o precursor do segmento, mantendo sempre sua excelência perante seus concorrentes. 

Aqui também haverá um aumento exponencial da produção de sua mercadoria, de forma que deverá ter uma excelente logística para que esta seja responsável por dar conta da demanda. 

Os lucros aqui estão no seu ápice, apresentando o melhor momento do ciclo do seu produto.

Maturidade

Neste momento a concorrência estará no seu ápice, podendo desta forma, diminuir a margem de lucro que acontecia na fase de crescimento do produto.

Devido a exponencial crescente da concorrência, poderá haver um embate entre valores, de forma que as vendas continuarão a prosperar. Porém, será visível uma possível redução nos lucros devido a alta concorrência.

Declínio

Momento pelo qual seu produto começará se tornar defasado e obsoleto, podendo facilmente ser substituído pela concorrência.

Nesta etapa, é o momento em que se deve ter mais atenção, quando a obsolescência bate à porta, deverá buscar inovações e coisas que trarão uma nova proposta ao seu produto.

A tendência é que a produção deste caia, visto que provavelmente o produto sobrará no mercado, devido à baixa procura.

Ainda que não consiga fazer inovações, talvez seja o momento de migrar de produto, buscando sempre produtos que estão em alta no mercado, de forma que estes tendem a ser mais propícios para vendas.

Entender o ciclo de vida do produto é importante para o crescimento do seu negócio

Conhecer o ciclo de vida do produto é de suma importância para entender como alavancar suas vendas, de forma que ao compreender o ciclo, poderá ter uma melhor percepção acerca de suas vendas.

Além disso, também evitará possíveis prejuízos advindos da falta de conhecimento do ciclo. Caso não conheça todas as fases, poderá de forma indireta, gerar prejuízos desnecessários.

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