A logística para um negócio é um ponto chave para o sucesso e ordem durante suas etapas. Responsável por prover e ter controle dos recursos e das necessidades de uma empresa, o trabalho logístico é primordial para o funcionamento correto do negócio.
Todo o processo da logística possui uma ampla ramificação, onde cada área é responsável por suprir uma determinada atividade. A logística parte desde o planejamento do surgimento de um negócio até o seu ponto mais estratégico, ou seja, faz parte de todo o funcionamento da empresa. O processo logístico é responsável por averiguar e delimitar atividades específicas nos variados setores da empresa, proporcionando maior controle e planejamento do que precisa ser feito.
É importante ressaltar que um planejamento logístico deve ser pensado desde o início do negócio até a expansão da empresa. Conforme maior o crescimento dos investimentos o seu plano logístico deve seguir no mesmo ritmo para que possa acompanhar o exponencial crescimento.
Apresentaremos algumas dicas e soluções que podem ajudar na logística de sua empresa. Vale lembrar a importância de um bom planejamento logístico, afinal, ele pode ser responsável por grandes mudanças em seu negócio.
Dicas para melhorar a logística do seu negócio
As dicas irão acrescentar na produtividade logística do seu negócio, confira a seguir os principais métodos que podem ser utilizados.
1 - Uso da Tecnologia
Invista em softwares e sistemas de gestão, automação de processos, maquinários e equipamentos pertinentes ao negócio.
A automação dos processos e metodologias para solução de problemas torna o processo mais preciso, prático e veloz. Além de liberar a mão de obra humana para outras áreas que demandam de atenção maior.
Os sistemas que envolvem a logística podem ser atualizados remotamente e fazer várias funções simultâneas. Portanto é importante a adequação a tecnologia nos meios logísticos.
O investimento em maquinário e equipamentos, pertinentes ao negócio, agiliza a linha de produção melhorando o desempenho e prazo de entrega.
2 – Monitore o Desempenho
Adote um supervisor de desempenho, podendo também ser feito com o auxílio de softwares. É importante ter feedback interno e externo do seu negócio.
Busque localizar os pontos negativos de maneira primária, o quanto antes localizado, antes será solucionado.
Os pontos positivos também devem ser levantados para aprimorar ainda mais o que está sendo feito.
Em logística os bons resultados podem ser aprimorados, assim como os erros devem ser corrigidos imediatamente.
3 – Análise Diferenciada
Os colaboradores devem ser ouvidos com frequência, afinal, eles são contribuintes e interessados no crescimento da sua empresa.
É importante ter uma outra visão do negócio, então a visão dos colaboradores deve ser sempre ouvida e discutida conforme os interesses.
O feedback de clientes em processos de logística também são muito importantes.
4 – Planejamento de Estoque
Faça um bom planejamento de estoque, é importante ter controle de quanto é necessário de cada produto em sua empresa.
Este controle de estoque deve ser rigoroso, o uso de softwares e tecnologias que facilitam e agilizam o trabalho.
O controle de estoque se faz necessário pelo fato de a empresa saber onde distribuir seus investimentos de forma consciente e de acordo com a demanda. Permitindo margem para investimento na criação de novos produtos e expansão do negócio.
5 – Controle de Entregas
É importante também que haja um controle de entregas e um mapa de distribuição. Isto quer dizer que determinadas entregas podem ter trajetos programados para tornar mais eficiente e prático o transporte.
Não seguir um planejamento pode atrasar e até mesmo atrapalhar outras entregas simultâneas. Portanto, é importante ter controle de todo o departamento responsável por realizar o transporte e entrega de mercadorias.
6 – Parcerias Estratégicas
Fortaleça as parcerias com fornecedores de insumos e distribuidores dos produtos de sua empresa.
As parcerias podem facilitar e até mesmo diminuir os custos de determinados setores.
Trabalhar com transparência e boas equipes podem ajudar no momento de conseguir parcerias estratégicas.
7 – Terceirização
Adote a terceirização de alguns processos, além de baratear o custo do serviço, também é responsável por agilizar procedimentos.
A terceirização em conjunto com as parcerias pode formar alianças duradouras e eficientes em um negócio.
Os setores acabam tendo também maior autonomia para desempenho conforme a terceirização. Onde não é necessário ter todas as etapas em um só local, podendo assim terceirizar determinados tipos de serviços.
Aplique as dicas de logística no seu negócio
As dicas de logística são procedimentos básicos e práticos para melhorar o processo logístico e otimizar o seu negócio.
Confira também as dicas para aumentar a produtividade da sua equipe.