Conheça o sistema de cores para limpeza profissional

Sistema de cores para limpeza profissional

Adotar um sistema de cores para limpeza profissional é útil para maior controle dos utensílios utilizados visando evitar contaminação cruzada entre ambientes.

Desde sempre, a paleta de cores é utilizada para organizar e diferenciar as mais variadas coisas, seja nos mais variados setores e ramos. Pelo simples fato visual de uma determinada cor, você prontamente já identifica do que se trata determinado produto ou objeto. Como exemplo disso, podemos citar as lixeiras encontradas em shoppings e centros comerciais. Não necessariamente precisa conhecer do que se trata, mas pelo simples fato da cor, já consegue identificar sua funcionalidade.

Estudos comprovam que o cérebro humano assimila situações e objetos a cores, com isso, padronizar determinados objetos ou recipientes com determinada cor, além de facilitar o entendimento, também trará maior eficácia para tal.

E quando falamos do sistema de cores para limpeza profissional, devemos ter por conhecimento que alguns utensílios e produtos não poderão ser misturados a outros. Desta forma haverá uma padronização e controle para que os utensílios e produtos sejam utilizados para a atividade correta, sem que seja prejudicado ou interferido na limpeza do local.

Existe algo no ramo da limpeza profissional, que consiste na denominação de contaminação cruzada. Este termo, nada mais é que o que já foi explicado anteriormente, consiste na contaminação de produtos ou utensílios que sejam utilizados de forma incorreta. Visto isso, é de suma importância que haja uma padronização e um cuidado especial para classificar produtos e objetos.

A biossegurança do ambiente e dos produtos é de importância ímpar para que qualquer estabelecimento funcione de maneira adequada e segura, e para que isso ocorra, a limpeza do ambiente deve ser realizada de forma correta e eficiente, trazendo as devidas soluções para as possíveis problemáticas.

Como criar um sistema de cores para limpeza profissional?

Agora que já foi esclarecido o motivo principal acerca da necessidade inerente à criação de uma sistemática por trás de limpezas profissionais. Além da questão de biossegurança, separar objetos e produtos por categorias, torna o trabalho mais organizado, seguro e eficaz.

Visto isso, também já explicado a teoria das cores, entende-se por necessário a separação destas através de cores, sendo estas: vermelho, amarelo, azul e verde. 

Não necessariamente as cores precisam seguir estes tons, porém, em regra, os produtos costumam ser separados e organizados nestas tonalidades.

Vejamos então como são instaurados e divididos os produtos conforme as cores citadas, acompanhe:

Vermelho

É uma cor naturalmente chamativa e forte, em que normalmente indica atenção ou cuidado com isso. 

Visto essa peculiaridade desta cor, usualmente esta é utilizada em ambientes mais críticos, como banheiros, lixeiras de banheiro, vaso sanitário, mictório, entre outros locais em que a contaminação possa ser mais presente e trazer maiores riscos à saúde. 

Máscaras, luvas, esfregões, produtos em geral, são divididos na cor vermelha para os casos citados anteriormente.

Amarelo

Lembre-se toda vez do funcionamento de um sinal de trânsito, o amarelo não significa necessariamente uma proibição ou interdição, mas também não garante segurança para ultrapassagens. 

O amarelo, na metáfora utilizada, e no caso da limpeza, significa o estado de alerta, não como na cor vermelha, mas ainda precisa estar atento. 

Normalmente os equipamentos amarelos são destinados para as áreas semicríticas de banheiros, como maçanetas, paredes, interruptores, dispensers, entre outros.

Azul

A cor azul, para limpeza profissional, indica os produtos utilizados na limpeza de locais em que concentram uma alta gama de pessoas, como escritórios, salas comerciais, escolas, universidades. 

A tangência acerca da cor azul, consiste na quantidade de pessoas do ambiente, digamos ser uma limpeza concentrada do ambiente em si.

Verde

Normalmente utilizada em ambientes onde alimentos são manuseados, como copas, cozinhas, despensas. 

Em que os utensílios utilizados nesta área, ficarão restritos a esta única área, sem que possa compartilhar outros ambientes, evitando uma possível contaminação cruzada.

Importância do sistema de cores para limpeza profissional

Como citado anteriormente, a implementação das cores em um cenário de limpeza profissional, garante a biossegurança e a eficácia.

O sistema de cores para limpeza profissional também é altamente simples de ser explicado para qualquer profissional. De forma que este poderá ser orientado por um outro profissional acerca do que deve ou não fazer com determinados produtos em determinado ambiente.

Conheça a Linha Completa de Papéis Isapel

Transforme a higiene e o conforto do seu negócio com o uso dos papéis descartáveis.

Está gostando deste conteúdo? Compartilhe!!!

Pedido por WhatsApp
Pedido por WhatsApp
Olá faça sua cotação por WhatsApp!
PEDIDO MÍNIMO R$ 1.000,00 e entrega somente para SP Capital e ABC.