Dicas de montagem e organização de uma distribuidora de produtos de higiene e limpeza

Dicas de montagem e organização de uma distribuidora de produtos de higiene e limpeza

Muitos empresários que desejam ingressar no ramo de limpeza, especificamente como distribuidora de produtos de higiene, têm dúvidas sobre a montagem e organização deste tipo de negócio. 

Neste artigo iremos elucidar essas dúvidas e algumas outras que podem estar presentes no momento de montar sua distribuidora de produtos de higiene.

Com certeza a montagem e organização de uma distribuidora de produtos de higiene são passos fundamentais para que haja sucesso em um negócio. É impossível atingir bons resultados sem antes mesmo haver um bom planejamento. Onde todos os itens deverão ser pensados e observados conforme sua necessidade e disponibilidade.

O setor de limpeza e higiene vem crescendo constantemente no mercado brasileiro, sendo uma ótima opção para empreender. Poderá render bons resultados caso seja preparado com o planejamento adequado. Portanto é um ótimo nicho para seu novo negócio.

Qual o papel da distribuidora de produtos de higiene e limpeza?

Consiste no planejamento de distribuição logística para que os estoques sejam encaminhados de forma adequada entre os canais de distribuição.

A cadeia inicia das indústrias para o mercado varejista das empresas distribuidoras até as vendas aos consumidores finais.

Pilares de uma distribuidora de produtos de higiene e limpeza

Para a boa estruturação e a gestão de uma distribuidora de produtos de higiene é necessário atenção especial a alguns pilares:

Compras

O setor de compras será responsável por identificar e negociar com diversos fornecedores ou indústrias. 

Deve-se prezar pela qualidade em todo o ciclo de industrialização, o melhor preço varejista, permitindo aumento na margem de lucro.

Financeiro

O fluxo de caixa de sua distribuidora será gerido pelo setor financeiro, permitindo direcionar investimentos, contas a pagar e receber, contabilidade e gestão dos impostos.

Gestão de Pessoas

Deve-se desenvolver, capacitar e aprimorar o capital humano, pois está diretamente ligado ao crescimento do seu negócio. 

Desde o momento da entrevista o RH de sua empresa precisa encontrar pessoas capacitadas e que se encaixem nos valores da sua organização. 

O uso de técnicas e ferramentas irão auxiliar o processo seletivo e a operação de sua distribuidora de produtos de higiene e limpeza.

Logística

O processo logístico exige organização, controle e a palavra de ordem rapidez na entrega. 

Para a logística de sua distribuidora pode-se optar por frota e mão de obra própria ou terceirização para transportadoras. No caso de terceirizar atenção ao modelo de operação, prazos e qualidade das entregas.

Comercial

O seu capital vai depender do poder do seu time de vendas, seja ele interno ou externo.

Não existe uma regra para definir o seu modelo comercial para vendas, porém normalmente as distribuidoras de produtos de higiene e limpeza optam por dois principais:

  • Vendedores internos: Quadro de empregados CLT com função de vendedores, seguindo as diretrizes da organização.
  • Representantes comerciais: Profissionais de vendas autônomos, com registro no CORE, através de contato de representação. Vale ressaltar que este perfil profissional pode trabalhar para diferentes empresas.

E-Commerce

O e-commerce é uma poderosa ferramenta de vendas online disponível 24 horas por dia. 

O processo de vendas no e-commerce é automatizado, o usuário vai escolher de forma autônoma o produto, forma de pagamento, entrega de acordo com os métodos disponíveis e finalizar sua compra online.

Os pedidos de compra estarão disponíveis online, neste momento a expedição e logística entra em ação.

Optar pelo uso da tecnologia de e-commerce pode te diferenciar da concorrência online e alavancar mais rapidamente o negócio.

Marketing

Os consumidores não vão localizar sua distribuidora de produtos de higiene se não houver divulgação.

O marketing mais efetivo utiliza os meios digitais (site, redes sociais, blog etc) para atingir uma maior quantidade de pessoas, permitindo o aumento das possibilidades de vendas.

Manter uma equipe de marketing interna CLT além de muito custosa, pode haver limitações da capacidade de mão de obra e consequentemente os resultados. O ideal é realizar uma parceria com uma agência especializada em marketing digital que vai te dar todo o aporte e otimizar seus resultados.

5 Dicas para escalar sua distribuidora de produtos de higiene e limpeza

Além de aplicar os pilares no momento de montar sua distribuidora de produtos de higiene, algumas dicas simples que podem acelerar o crescimento do negócio:

1 - Margem de Lucro

Comprar bem permite o aumento da margem de lucro da sua distribuidora.

2 - Redução de Custos

O uso de ferramentas e otimização de processos reduz o custo operacional e aumenta a lucratividade do seu negócio. Tenha visibilidade e elimine gastos desnecessários.

3 - Aprimoramento Constante

Treinamento das equipes, automatização de processos, atualizações no seu segmento de negócios e tecnológicas permitem melhorar e ampliar os resultados.

4 - Relacionamento com o Cliente

Um bom relacionamento com o cliente permite a fidelização e recorrência de compras. Processo muito mais lucrativo do que adquirir um novo cliente do “zero”.

5 - Gerencie seus Resultados

A tomada de decisões em um negócio deve ser baseada em indicadores. Optar por uma metodologia para gestão irá fornecer maior visibilidade e proporcionará decisões mais conscientes e assertivas.

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